Ao longo dos últimos anos, a loja Auchan de Setúbal tem vindo a implementar um conjunto de práticas que permitiram, por exemplo, reduzir o consumo de eletricidade em 17%, entre 2014 e 2019. A certificação em Sistema de Gestão de Energia é, assim, o reconhecimento do trabalho desenvolvido e afirma o compromisso da empresa com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental e energético.

A ISO 50001 é uma norma internacionalmente reconhecida, que disponibiliza requisitos e metodologias de suporte para as organizações que visam melhorar o desempenho energético global das organizações, nomeadamente em matéria de utilização, consumo e eficiência energética.

“A redução do consumo energético é uma prioridade para a Auchan Retail Portugal, que tem vindo a promover, ao longo dos anos, medidas muito concretas para alcançar este objetivo, como é o caso do investimento em sistemas de climatização e de frio, novos e mais eficientes; do fecho dos móveis de frio com portas; iluminação LED; da gestão técnica centralizada (frio, climatização, iluminação e instalações elétricas) e do sistema de monitorização de consumos. Muito recentemente, a Auchan criou mesmo um Comité de Crise para a Gestão Energética que visa, precisamente, identificar, e monitorizar, iniciativas que contribuam para uma maior poupança no consumo de energia. O ano de 2021 foi também um marco na política ambiental da empresa, que passou a utilizar 100% de eletricidade verde, com certificado de garantia de origem.”, sublinha Paulo Monteiro, Diretor de Responsabilidade Social e Corporativa da Auchan Retail Portugal.

“Um sistema de gestão de energia capacita as organizações para a melhoria contínua e conceção de sistemas e processos necessários para melhorar o seu desempenho energético”, sublinha Marta Jordão, diretora de Operações de Eficiência Energética na Helexia.

A parceria da Auchan com a Helexia engloba um roteiro de descarbonização, que integra a utilização de energia solar e mobilidade elétrica. O edifício sede em Paço de Arcos foi pioneiro na utilização de energia limpa em autoconsumo e muito brevemente outras lojas iniciarão a sua produção de energia. Relativamente à mobilidade elétrica, nove lojas da insígnia já disponibilizam aos seus clientes um total de 60 tomadas de carregamento para veículos elétricos.

Artigo anteriorStart-ups ajudam empresas a tornar a reciclagem de embalagens mais eficaz
Próximo artigoVolvo desvenda novo SUV elétrico para sete pessoas. Quanto vai custar o EX90?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of