A Auto Sueco Portugal acaba de disponibilizar o primeiro camião Volvo FE Elétrico de recolha de resíduos sólidos urbanos a circular em Portugal numa operação real, um teste que nesta primeira fase se vai realizar em Cascais. O objetivo é testar a performance do camião elétrico, que em operação tem emissões de carbono nulas.

Para a Cascais Ambiente, empresa municipal encarregue da recolha de resíduos urbanos no concelho, este teste decorre dos seus próprios objetivos climáticos e operacionais, bem como da exigência por parte dos munícipes de Cascais para a descarbonização, a diminuição de ruído e a proliferação de transportes mais amigos do ambiente, dentro do concelho.

“Temos como objetivo acelerar os processos tecnológicos que nos permitam reduzir a pegada ecológica da nossa operação. A Volvo apresentou-nos este projeto e a Cascais Ambiente assumiu o compromisso de fazer trabalhar o camião em condições reais. Com os dados retirados deste teste, permitimos à Volvo ter o conhecimento necessário para melhorar o protótipo adaptado às circunstâncias portuguesas. Para a Cascais Ambiente, este primeiro contacto com um camião de recolha totalmente elétrico prenuncia um avanço que queremos fazer em direção à descarbonização da operação,” afirma Luís Capão, presidente da Cascais Ambiente.

A viatura que vai estar a operar, durante cerca de três semanas na recolha de resíduos sólidos urbanos, no concelho de Cascais é um Volvo FE Elétrico, um camião com 27 toneladas de peso bruto, equipado com uma superestrutura de recolha de resíduos sólidos urbanos, também 100% elétrica, do fabricante TERBERG, representado pela empresa RESITUL, e que é acionada pela tomada de força elétrica do camião.

“Com base nas tarefas de transporte que a Cascais Ambiente necessita, a Auto Sueco Portugal ajudou a definir, de uma forma estruturada e eficiente, a instalação para as suas necessidades de carregamento, para que a viatura esteja o máximo de tempo em operação. Este é um trabalho em equipa, onde se tem em consideração fatores como rotas, capacidade das baterias, horários de carregamento disponíveis e tempos de trabalho. Tudo isto, no sentido de tirar o máximo partido de uma solução de transporte que cumpra com os objetivos definidos”, refere, Manuel Castro e Matos, diretor Comercial Camiões da Auto Sueco Portugal.

Especificação técnica da viatura:

Volvo FE Elétrico

Autonomia de até 200 km
Potência contínua de 225 kW
Binário máximo de até 850 Nm
Capacidade da bateria até 264 kWh
Peso bruto 27 toneladas

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