A Auto Sueco Portugal acaba de disponibilizar o primeiro camião Volvo FE Elétrico de recolha de resíduos sólidos urbanos a circular em Portugal numa operação real, um teste que nesta primeira fase se vai realizar em Cascais. O objetivo é testar a performance do camião elétrico, que em operação tem emissões de carbono nulas.

Para a Cascais Ambiente, empresa municipal encarregue da recolha de resíduos urbanos no concelho, este teste decorre dos seus próprios objetivos climáticos e operacionais, bem como da exigência por parte dos munícipes de Cascais para a descarbonização, a diminuição de ruído e a proliferação de transportes mais amigos do ambiente, dentro do concelho.

“Temos como objetivo acelerar os processos tecnológicos que nos permitam reduzir a pegada ecológica da nossa operação. A Volvo apresentou-nos este projeto e a Cascais Ambiente assumiu o compromisso de fazer trabalhar o camião em condições reais. Com os dados retirados deste teste, permitimos à Volvo ter o conhecimento necessário para melhorar o protótipo adaptado às circunstâncias portuguesas. Para a Cascais Ambiente, este primeiro contacto com um camião de recolha totalmente elétrico prenuncia um avanço que queremos fazer em direção à descarbonização da operação,” afirma Luís Capão, presidente da Cascais Ambiente.

A viatura que vai estar a operar, durante cerca de três semanas na recolha de resíduos sólidos urbanos, no concelho de Cascais é um Volvo FE Elétrico, um camião com 27 toneladas de peso bruto, equipado com uma superestrutura de recolha de resíduos sólidos urbanos, também 100% elétrica, do fabricante TERBERG, representado pela empresa RESITUL, e que é acionada pela tomada de força elétrica do camião.

“Com base nas tarefas de transporte que a Cascais Ambiente necessita, a Auto Sueco Portugal ajudou a definir, de uma forma estruturada e eficiente, a instalação para as suas necessidades de carregamento, para que a viatura esteja o máximo de tempo em operação. Este é um trabalho em equipa, onde se tem em consideração fatores como rotas, capacidade das baterias, horários de carregamento disponíveis e tempos de trabalho. Tudo isto, no sentido de tirar o máximo partido de uma solução de transporte que cumpra com os objetivos definidos”, refere, Manuel Castro e Matos, diretor Comercial Camiões da Auto Sueco Portugal.

Especificação técnica da viatura:

Volvo FE Elétrico

Autonomia de até 200 km
Potência contínua de 225 kW
Binário máximo de até 850 Nm
Capacidade da bateria até 264 kWh
Peso bruto 27 toneladas

Artigo anteriorAcidentes com trotinetes aumentam bastante. Gravidade de lesões preocupa
Próximo artigoUma campanha oceanográfica a olhar para o futuro da conservação marinha

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of