A Abarth completa a sua gama na Europa com o lançamento do Novo Abarth 500e, totalmente elétrico.

O primeiro Abarth elétrico na Europa é baseado no Novo Fiat 500e.

“O Novo Abarth 500e é o Abarth mais reativo e excitante na condução urbana e o mais rápido e mais agradável na condução suburbana. Em suma, é mais Abarth do que nunca”: é desta forma que a marca apresenta este seu “pocket rocket” elétrico, dado que a arquitetura elétrica funciona melhor do que a gasolina graças a uma melhor distribuição de peso, binário superior e a uma distância entre eixos maior.

“A tecnologia elétrica é perfeita para melhorar o prazer de condução e assegurar mais capacidade de aceleração, um maior equilíbrio e estabilidade, bem como uma melhor aderência à estrada. Em resumo, para a Abarth, a eletrificação significa ser mais divertido e mais competitivo”, afirma o construtor para o qual “a eletrificação não só significa procurar soluções mais ecológicas, mas também é sinónimo de um prazer de condução puro, destilado e intenso”.

“O Novo Abarth 500e é um dos lançamentos mais emocionantes da história da marca: um grande novo acréscimo à gama Abarth. Gosto de pensar nele como uma família, pelo que a nossa base de fãs estará envolvida em cada passo da nossa jornada de eletrificação”.

“Podem perguntar ‘porquê elétrico?’ Bem, basicamente, a performance levou-nos a fazê-lo: de facto, cada alteração feita no Abarth tem a ver com a obtenção da melhor performance de condução. Foi exatamente assim que o nosso fundador, Carlo Abarth, sempre o fez. Portanto, desse ponto de vista, digamos que nada mudou: melhor aceleração, melhor comportamento e mais diversão. E depois temos também a lendária assinatura da Abarth: a sua sonoridade” – Olivier François, CEO da Fiat e da Abarth e CMO Global da Stellantis.

O Novo Abarth 500e está equipado com uma bateria de 42 kWh, resultando em 113,7kW/155 cv de potência.

De acordo com o construtor, o Novo Abarth 500e é o 500 da Abarth mais reativo e emocionante de sempre na condução urbana, com um desempenho melhor do que um Abarth 695 em capacidade de resposta. De facto, é um segundo mais rápido na aceleração urbana, o que significa um ganho de velocidade 50% mais rápido de 20 a 40 km/h do que o seu irmão a gasolina.

O Novo Abarth 500e é também mais rápido fora da cidade, por exemplo, em curvas sinuosas, onde pode acelerar de 40 a 60 km/h em apenas um segundo e meio – muito mais rápido do que a sua versão a gasolina, que perde cerca de 15 metros, atingindo 60 km/h um segundo mais tarde.

Finalmente, em estrada aberta, o Novo Abarth 500e totalmente elétrico executa manobras de ultrapassagens mais rápidas do que a sua versão a gasolina, atingindo uma velocidade de 100 km/h (a partir dos 60 km/h) quando o seu homólogo a gasolina circula a 91 km/h, com uma diferença de aproximadamente um segundo. Para resumir, no circuito ‘Misto Alfa’ da pista de Balocco, o Novo Abarth 500e bate o 695 por mais de um segundo.

O modelo está equipado com o sistema de carregamento rápido de 85 kW. Isto faz com que sejam necessários menos de 5 minutos para repor uma reserva de energia suficiente para as necessidades diárias de autonomia (cerca de 50 km). Quando se está com pressa, o carregamento rápido permite atingir 80% da autonomia em apenas 35 minutos.

Modos de condução: Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track
Estão disponíveis três modos de condução que se concentram na performance – Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track:
– O modo Turismo permite uma aceleração mais suave e uma potência mais baixa (potência máxima de 100 kW em vez de 113 kW, binário de 220 Nm em vez de 235 Nm) para uma experiência de condução eficiente, mas excitante.
– O modo Scorpion Street oferece um desempenho de topo, maximiza, ao mesmo tempo, a travagem regenerativa.
– Nos modos Turismo ou Scorpion Street – graças à funcionalidade de condução com recurso a um pedal apenas, o automóvel desacelera sempre que se retirar o pé do acelerador e recupera a energia cinética que é depois convertida em eletricidade para recarregar a bateria.
– Por fim, o modo Scorpion Track foi concebido para aqueles que procuram a máxima performance.

Para além do seu desempenho e estilo arrojado, este BEV desportivo pode ser equipado com a tecnologia Sound Generator, que proporciona uma experiência sonora imersiva para aqueles que querem conduzir um elétrico sem abdicar do rugido Abarth.

O Sound Generator acompanha o desempenho do motor, reproduzindo fielmente o som de um motor a gasolina da Abarth.

“O Sound Generator é oferecido como uma alternativa à experiência sonora proposta de série e está equipado com um AVAS que reproduz o som de um motor a gasolina – diferente do som padronizado da guitarra. No entanto, quando o Novo Abarth 500e está equipado com o Sound Generator, o sistema Key On-Off ainda reproduz o som de uma guitarra no habitáculo cada vez que o veículo é ligado ou desligado”, esclarece o construtor.

O Sound Generator pode ser ligado/desligado a gosto do cliente quando o veículo está parado.

Novo Abarth 500e Scorpionissima

A fazer a sua estreia, o Novo Abarth 500e Scorpionissima é uma edição de lançamento, disponível nas versões berlina e cabrio e proposto numa nova pintura de carroçaria Verde Acid ou na cor Azul Poison.

A nova experiência de compra online terá início a 22 de novembro com a edição Scorpionissima do Novo Abarth 500e. Uma fase exclusiva de pré-reserva de um mês será dedicada apenas aos membros da comunidade Abarth como recompensa especial pelo seu envolvimento na cocriação do Novo 500 através do projeto baseado na web “Performance creators”.

O novo Abarth 500e Scorpionissima é uma edição limitada a 1949 unidades com gráficos exclusivos e um certificado de autenticidade.

Quanto a preços, o novo Abarth 500e Scorpionissima berlina custa a partir de €43.000 e o cabrio desde €46.000, com despesas de legalização e transporte incluídas, e estará disponível para encomendas a partir de 2023.

 

Artigo anteriorNovos campeões nacionais de Novas Energias – Prio já foram “coroados”
Próximo artigoCleanwatts e Associação de Futebol de Braga criam comunidade de energia

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of