A cortiça da Corticeira Amorim é utilizada no interior dos novos carros 100% elétricos Mobilize, a marca de mobilidade urbana do Grupo Renault. Integrada nos bancos dos modelos Mobilize Duo e Mobilize Solo, e também no painel interior traseiro deste último veículo, a cortiça foi selecionada pelo facto de tratar-se de uma matéria-prima natural e sustentável. Fornecida pela Amorim Cork Composites, unidade de negócio da Corticeira Amorim que desenvolve produtos, soluções e aplicações para algumas das atividades mais sofisticadas do mundo, como serão exemplos as indústrias aeroespacial, automóvel, construção, desporto, energia ou design, a cortiça confere ao Mobilize Duo e ao Mobilize Solo conforto, bem-estar e leveza.

Isto para além de contribuir ativamente para a promoção de um design singular, disruptivo e inovador, para o incremento de elevados índices de sustentabilidade e para o reforço das práticas de economia circular. De resto, e empregando técnicas de termoformação, a solução de cortiça usada em ambos os automóveis é combinada com materiais reciclados. Concebida quer para suportar o teste do tempo, quer para garantir a comodidade dos passageiros.

O Mobilize Duo e o Mobilize Solo, apresentados na última edição do Paris Motor Show, foram desenvolvidos com 50% de matérias-primas recicladas e são 95% recicláveis, obedecendo aos princípios do ecodesign. A ideia é redefinir o conceito de mobilidade urbana, tornando-a mais apelativa, atraente e divertida. Ideais para a condução em cidade, de tamanho muito reduzido e pegada diminuta, os automóveis Mobilize, e devido à sua arquitetura eletrónica conectada, permitirão igualmente melhores serviços em rede.

De acordo com Patrick Lecharpy, VP Design da marca Mobilize, “o design dos nossos veículos e serviços espelham o ADN da marca Mobilize. Inspiramo-nos nas marcas urbanas para desenvolver objetos que permitam a mobilidade e que vão além das convenções tradicionais. Com o Mobilize, estamos a inventar todo um novo conceito de mobilidade centrada na tecnologia digital e que gira em torno do próprio objeto. As pessoas vão escolher a marca Mobilize pela experiência que oferece sustentabilidade aliada à mobilidade, além de ser divertido, conveniente, robusto e fácil de utilizar”.

Uma opinião partilhada pelo presidente e CEO da Corticeira Amorim, para quem “é gratificante participar na revolução em curso no domínio dos transportes. Seja o transporte automóvel, o transporte ferroviário ou o transporte aéreo. A imperiosa necessidade de descarbonizar a economia torna a cortiça um material indispensável nesta urgente mudança de paradigma. Os infindáveis atributos da cortiça estão ao dispor de um Planeta mais sustentável”, sintetiza António Rios de Amorim.

Artigo anteriorPlataforma de Inteligência Artificial garante validação mais rigorosa de componentes para veículos
Próximo artigoLogística: enfrentar a tempestade sem tirar o foco na sustentabilidade