A Stellantis e a Qinomic, uma empresa tecnológica com soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade, aliaram-se para validar um conceito de conversão de veículos comerciais ligeiros com motor de combustão interna em veículos com motores elétricos, assegurando, em simultâneo, a manutenção da sua qualidade e das especificações OEM (Original Equipment Manufacturer), em termos da segurança, durabilidade e homologação.
“Estou muito satisfeita pela Stellantis estar a trabalhar com a Qinomic neste desenvolvimento de tecnologia de retrofit”, afirmou Alison Jones, Stellantis Senior Vice President, Circular Economy Business Unit. “Esta inovação dá aos nossos clientes profissionais a opção de converterem os seus atuais furgões em veículos elétricos, de prolongar a vida dos seus veículos e cumprir com os requisitos legislativos e de mobilidade.”
“Estamos entusiasmados com esta nova parceria estratégica com a Stellantis”, disse Frédéric Strady, Cofundador e CEO da Qinomic. “É um passo importante no desenvolvimento da Qinomic, que nos permitirá finalizar e implementar algumas das soluções técnicas inovadoras que estamos a desenvolver para a indústria de retrofit.”
Prolongar a vida útil dos veículos e o seu potencial de utilização está na origem da Business Unit de Economia Circular da Stellantis, que lidera a iniciativa, em colaboração com a Business Unit de Veículos Comerciais e com o Stellantis Ventures Studio.
A solução de retrofit elétrico visa proteger a liberdade de mobilidade com uma opção acessível que satisfaça as necessidades dos clientes, permitindo-lhes prolongar a vida útil dos seus veículos e dar continuidade às suas atividades empresariais, passando ainda a permitir-lhes aceder às Zonas de Baixas Emissões (ZBE) dos grandes centros urbanos.
“O retrofitting elétrico apresenta-se, simultaneamente, como uma solução sustentável e acessível para os clientes dispostos a mudar para as emissões zero e para a redução dos seus Custos Totais de Propriedade, mantendo os seus veículos”, salienta a Stellantis.
Se a avaliação for positiva a respeito deste desenvolvimento conjunto em 2023, designadamente havendo um feedback positivo dos clientes sobre o desempenho dos veículos de demonstração, o projeto avança paera a sua implementação e comercialização em França, a partir de 2024.
“Num mercado impulsionado pela busca do último quilómetro, as restrições de acesso às cidades exigirão, muito em breve, aos recentes proprietários de Veículos Comerciais Ligeiros a procura por uma solução de conversão para zero emissões “, diz Eric Laforge, Stellantis Vice President, Enlarged Europe Light Commercial Vehicles. “Tecnologias de retrofitting como esta permitirão à Stellantis ir ao encontro desta tendência.”
“A tecnologia de retrofitting reforçará a liderança da Stellantis em soluções de mobilidade de zero emissões para os clientes profissionais, complementando a nossa gama de furgões eletrificados”, afirmou Xavier Peugeot, Stellantis Senior Vice President, Commercial Vehicle Business Unit.
De acordo com o Relatório de Mobilidade Urbana do EIT (European Institute of Innovation and Technology / Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia), o número de ZBE existentes na Europa aumentou 40% nos últimos três anos, tendência que continuará a verificar-se no âmbito da aplicação das normas de acesso a veículos em zonas urbanas. O motor deste aumento é o plano “European Green Deal”, destinado a incentivar a transição para veículos e uma mobilidade mais limpos.