A Voltalia concluiu o comissionamento do projeto solar South Farm, em Inglaterra. A central solar de 49,9 megawatts fornecerá eletricidade limpa para a City of London Corporation (o órgão municipal da Cidade de Londres, também apelidado de “The Square Mile”) durante 15 anos, através de um Acordo Corporativo de Compra de Energia (CPPA) assinado em 2020.
A área metropolitana da Londres é composta de cerca de 32 bairros e condados, um dos quais é a cidade de Londres (City of London). Conhecida como “The City” (ou “Square Mile”/“Milha quadrada”, dado que se trata de uma área que ocupa cerca de uma milha quadrada), essa zona de Londres corresponde à cidade original que deu origem a Londres.
A City of London Corporation assinou um CPPA com a Voltalia, que tem como pressuposto que os responsáveis municipais da cidade de Londres concordem em adquirir a eletricidade para o centro financeiro e histórico de Londres que será produzida pela nova central solar South Farm, localizada perto da vila de Spitisbury em Dorset, por um período total de 15 anos.
O acordo, que foi o primeiro deste tipo no Reino Unido a ser assinado diretamente entre um produtor de energia renovável (a Voltalia) e uma autoridade governamental pública (a City of London Corporation), permitirá que a “City” tenha eletricidade mais barata e sustentável, protegida da volatilidade dos preços dos mercados de energia.
Este foi o primeiro acordo no Reino Unido a ser assinado diretamente entre um produtor de energia renovável (a Voltalia) e uma autoridade governamental pública (o município de Londres).
20 mil toneladas de CO2 evitadas
Os 49,9 megawatts de capacidade total que a central fotovoltaica South Farm produzirá, a partir de 93 mil painéis solaresm equivalem ao consumo anual de eletricidade de aproximadamente 35.000 pessoas. Isso representa cerca de 20.000 toneladas de CO2 evitadas.
De acordo com a Voltralia, este débito de energia cobrirá mais da metade das necessidades de eletricidade da City Corporation, abastecendo edifícios, incluindo o seu histórico edifício municipal Guildhall, três mercados grossistas e o centro de arte Barbican Arts Centre.
“A conclusão da South Farm é uma grande conquista. Gostaria de agradecer calorosamente a todas as equipas da Voltalia e aos nossos fornecedores e subcontratados britânicos locais, que trabalharam juntos neste projeto. Na atual crise de energia, estamos muito orgulhosos de fornecer eletricidade limpa e barata para alguns dos marcos mais emblemáticos de Londres. Com este contrato de 15 anos, estamos a apoiar ativamente a City of London Corporation na mitigação da sua volatilidade em termos de orçamentos de energia e a atingir a sua meta líquida de zero de carbono até 2027”, refere Sébastien Clerc, CEO da Voltalia.
Keith Bottomley, vereador do ambiente da City Corporation, considera que “este esquema é um projeto pioneiro da City Corporation para as autoridades locais em todo o Reino Unido, reduzindo as emissões de carbono e fornecendo energia mais barata e segura, protegida da volatilidade dos preços dos mercados de energia. O acordo aumentará o nosso fornecimento de energia verde, pois não depende do financiamento dos contribuintes e ajuda-nos a nos afastarmos rapidamente dos combustíveis fósseis”.
Faça uma visita virtual à central fotovoltaica da Voltalia, South Farm: