A Zeekr é uma marca de posicionamento premium da chinesa Geely, grupo proprietário da Volvo e Polestar, que está a preparar o lançamento para 2023 do Zeekr 001, o primeiro modelo a ser equipado com a nova bateria Qilin da CATL, a Qilin CTP (cell to pack) 3.0, que irá permitir que este modelo possa oferecer, alegadamente, uma autonomia superior a 1.000 km.
Há que ter presente que estes valores são apresentados no ciclo CLTC (China Light-duty vehicle Test Cycle – CLTC), um protocolo menos fidedigno do que o WLTP ou mesmo do que o, já ultrapassado, NEDC.
800 km de autonomia: mais realista
Ainda assim, o alcance deste Zeekr 01 promete valores interessantes, atendendo à sua inovadora bateria de lítio ternária de 140 kWh. Trata-se de uma tecnologia baseada numa densidade de energia por pack superior a 200 Wh/kg, podendo chegar a 255 Wh/kg.
Será interessante perceber o real alcance do Zeekr 01, mas é de prever uma autonomia a rondar os 800 km na homologação WLTP.
Consumo de 14,9 kWh por 100 km
A berlina de 4,90 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 3,01 metros é um “peso pesado”, com os seus 2.345 kg (727 kg dos quais oriundos da bateria), mas, de acordo com as informações que têm surgido, consegue ser eficiente no teste de homologação, atingindo um consumo médio de apenas 14,9 kWh por 100 km.
Esta berlina premium, de aspeto crossover, possui dois motores elétricos para uma potência total de 544 cv e 768 Nm. Os 0-100 km/h é cumprido em 3,8 segundos.
O Zeekr 001 iniciará as suas entregas na China no segundo trimestre de 2023, com uma gama baseada em diferentes versões, com autonomia que oscilam entre os 536 km e 1.032 km.