A autoridade da concorrência da Coreia do Sul, a Korea Fair Trade Commission (KFTC), vai impor uma multa de 2,2 milhões de dólares (2 milhões de euros) à Tesla por não informar os seus clientes sobre a menor autonomia dos seus veículos em baixas temperaturas.
A Comissão de Comércio Justo da Coreia (KFTC) acusa a Tesla de exagerar a autonomia dos seus modelos com uma única carga, a sua economia de combustível em comparação com veículos a gasolina, bem como o desempenho de seus Superchargers no seu site oficial local desde agosto 2019 até recentemente.
Segundo a KFTC, a autonomia dos veículos da Tesla cai em até 50,5% em clima frio em relação à forma como são anunciados on-line.
A agência Reuters recorda que, em 2021, o Citizens United for Consumer Sovereignty, um grupo de consumidores da Coreia do Sul, tinha afirmado que a autonomia da maioria dos EV cai em até 40% em temperaturas frias quando as baterias precisam de ser aquecidas, com os modelos da Tesla a serem dos que mais sofrem com este efeito térmico.
Também no ano passado, na Coreia do Sul, a KFTC multou a Mercedes-Benz e sua unidade coreana em 20,2 biliões de wons (cerca de 15 milhões de euros) por propaganda enganosa ligada às emissões de gases dos seus veículos de passageiros Diesel.
Um estudo de 2020 envolvendo 4.200 veículos elétricos de todas as marcas ligados ao servidor de telemática Geotab, com sede no Canadá, descobriu que a maioria dos EV teve quedas relevantes na autonomia em climas frios, principalmente porque a bateria também é usada para aquecer o automóvel para o condutor e passageiros.
Assim, com pouco mais de 20 graus Celsius, um EV médio supera a sua faixa de autonomia declarada, mas com menos 15 graus Celsius esse mesmo EV teve apenas 54% da sua faixa de autonomia, segundo o estudo.