Embora não seja em rigor o primeiro modelo 100% elétrico da Suzuki (ver caixa mais em baixo), o concept car eVX mostra, com um visual com “ares” de Volvo XC40, o que virá a ser o primeiro SUV completamente elétrico a nascer da estratégia global de eletrificação da marca japonesa.

A revelação deste protótipo elétrico eVX aconteceu na Auto Expo 2023, que está a realizar-se nos arredores de Delhi, na Índia.

De acordo com a Suzuki, o lançamento do modelo no mercado está previsto para o ano de 2025.

O eVX é um SUV elétrico que procura combinar o ADN 4×4 da Suzuki com as características dos automóveis elétricos. em termos de dimensões, os seus 4,30 metros de comprimentos fazem dele um pouco maior que o Vitara que conhecemos, o qual mede 4.175 mm.

Assim, o exterior foi desenhado para ser reconhecido de imediato como um SUV da Suzuki. Para além disso, pretende levar a herança 4×4 da marca para a nova era elétrica oferecendo “a autêntica experiência de condução SUV da Suzuki”, aponta o construtor.

A marca afirma que a autonomia ronda os 550 km, contudo esta medição foi feita de acordo com as homologações indianas, cuja fórmula de cálculo não é tão aproximado da realidade como o WLTP.

Aproveitando uma conferência de imprensa na Auto Expo 2023, Toshihiro Suzuki, Presidente da Suzuki, declarou: “Estou muito feliz em apresentar o eVX, o nosso primeiro modelo elétrico da nossa estratégia global. No Grupo Suzuki, lutar contra o aquecimento global é uma prioridade. Estamos a promover uma série de medidas a nível mundial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A Suzuki continuará a oferecer produtos úteis para os nossos clientes em todo o mundo, capazes de se adaptar à sua forma de viver e conduzir.”

Para esta entrada no segmento dos elétricos, a Suzuki contará com o apoio da sua parceira Toyota, de acordo com Toshihiro Suzuki na feira bienal de automóveis da Índia: “Como introduzir esta tecnologia EV em veículos pequenos é algo que precisamos trabalhar e compartilhar com a Toyota” que tem uma participação de 4,89% na Suzuki.

Especificações
Comprimento total 4.300 mm x Largura 1.800 mm x Altura 1.600 mm
Capacidade da bateria: 60 kWh
Autonomia: 550 km (medido em ciclo de condução indiano modificado – MIDC)

Carry Van Electric (1970): o primeiro monovolume elétrico da Suzuki
O Carry Van (L40V) Electric era uma versão elétrica do monovolume ultracompacto desenhado por Giorgetto Giugiaro, um veículo com uma grande capacidade interior atendendo às suas reduzidas dimensões (2.990mm de comprimento para se encaixar na homologação dos Kei Car japoneses). O veículo, que surgiu na quarta geração do Suzuki Carry, tinha portas de correr e uma grande superfície envidraçada.
A versão elétrica do Carry foi projetada para vigiar o local da Exposição Universal de Osaka de 1970. Fiel ao espírito futurista da época, no seu desenvolvimento e características evidenciava-se uma marcha silenciosa e livre de fumo, um tamanho compacto e uma grande capacidade interior. Foram entregues 10 unidades à organização do evento, que cumpriram a sua missão sem problemas.
A Suzuki conseguiu manter o habitáculo intacto, colocando de forma engenhosa não apenas a bateria (desenvolvida pela Yuasa), como também o motor elétrico por debaixo do piso do veículo, para maximizar a habitabilidade do monovolume. O motor, de 60V e 4,6 kW, levava o Carry Van Electric até 45 km/h e tinha uma autonomia de 50 km. Uma unidade restaurada deste modelo é preservada no Museu da Suzuki em Hamamatsu.

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