A Toyota revelou dois exemplares reconstruídos do clássico Corolla GT-S dos anos 1980, conhecido pelo código interno AE86: um desses veículos tem uma motorização elétrica a bateria e o outro está equipado com um motor de combustão a hidrogénio.

A marca japonesa levou estes dois modelos ao Salão Automóvel de Tóquio, como uma forma de demonstrar como os veículos mais antigos – especialmente os apreciados pelos entusiastas – podem ser mantidos na estrada mesmo com padrões de emissões mais rígidos.

“A realidade é que não podemos atingir emissões zero de carbono em 2050 simplesmente mudando todas as vendas de carros novos para EV”, afirma o CEO da Toyota, Akio Toyoda, no discurso na abertura do salão de Tóquio.

Na perspetiva da Toyota, muitos veículos de combustão interna antigos permanecerão em circulação durante muito tempo e mesmo após as vendas de viaturas novas passarem a ser integralmente elétricas.

Tendo em conta essa realidade, a reconversão de veículos atuais e clássicos a elétricos é uma outra forma possível de reduzir emissões.

“Existe um caminho neutro em carbono que os amantes de carros podem seguir”, diz Akio Toyoda.

A Toyota mostrou, assim, dois Corolla GT-S: o concept AE86 H2 que utiliza um motor de combustão que queima hidrogénio em vez de gasolina. Neste veículo, o hidrogénio é armazenado em dois tanques de alta pressão, aproveitados do um veículo de célula de combustível Toyota Mirai.

Por seu lado, o também concept AE86 BEV é alimentado por um motor elétrico proveniente de uma pick-up híbrida Toyota Tundra, tendo ainda a bateria oriunda do híbrido plug-in Prius. Por questões de sustentabilidade, ambos os conceitos têm bancos “rejuvenescidos” e cintos de segurança feitos de uma mistura de material usado e reciclado.

O AE86 era a versão coupé lançada pela Toyota em 1983 como parte da quinta geração da gama Corolla

Artigo anteriorVolkswagen cresceu quase 24% na venda de veículos elétricos
Próximo artigoUma “árvore eólica”? Portugal já tem uma. E fica num centro comercial

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of