Seis em cada dez consumidores afirma estar preocupados com a sua situação financeira, de acordo com o estudo “What Matters to Today’s Consumer”, do Research Institute da Capgemini.

Para quase metade (44%) dos inquiridos neste estudo sobre “o que importa para o consumidor atual”, a forma de resolver este problema é conter e reduzir o consumo, uma tendência que se acentuou face ao anterior barómetro de novembro de 2020 que apontava para 33%.

Os comportamentos nas compras também estão a mudar.

Esta análise deixa ainda no ar a possibilidade de, por causa da inflação e do aumento do custo de vida, os consumidores poderem retrair-se na aquisição de produtos mais sustentáveis.

Consumidores já não estão disponíveis para pagar mais por produtos sustentáveis

A sustentabilidade continua a ser um critério importante no momento de o consumidor decidir em que loja comprar ou que marca adquirir. No entanto, apenas 40% dos consumidores em todo o mundo está agora disponível para pagar mais por um produto que seja sustentável, um valor bem abaixo dos 57% registados em 2020.

O estudo sublinha que as marcas de bens de consumo e as empresas devem reavaliar as suas estratégias de fixação de preços, de modo a oferecerem opções sustentáveis mas acessíveis aos consumidores, bem como programas de fidelização que lhes permitam enfrentar a atual crise enquanto constroem uma relação de longo prazo.

Artigo anteriorEfacec vai construir central de biogás na Suécia
Próximo artigoEspécies exóticas invasoras: o risco para a biodiversidade que Portugal está a ignorar