O novo DS 3, sucessor do DS 3 Crossback, chega aos stands em Portugal este mês com três tipos diferentes de motores: elétrico, a gasolina e Diesel.
O DS-3 E-Tense, a única versão que interessa ao Welectric por ser aquela que é 100% elétrica, é o primeiro automóvel no universo da Stellantis a disponibilizar aos clientes o novo motor elétrico de 115 kW (156 cv) e uma nova bateria de 54 kWh de capacidade. De acordo com o ciclo WLTP, o DS 3 E-Tense alcança uma autonomia de 404 km segundo o ciclo combinado WLTP e mais de 500 km em condições urbanas.
Apresentado mundialmente no Salão Automóvel de Paris, o novo DS 3 tem o seu lançamento em Portugal neste mês de fevereiro.
O modelo tem um binário de 260 Nm a uma tensão de 400 Volts. A nova bateria de 54 kWh (51 kWh úteis) beneficia de uma regulação térmica por circulação de líquido e de uma bomba de calor. O carregador de bordo, de série, recebe 100 kW em corrente contínua (0 a 100% em 30 minutos) e 11 kW em corrente alternada (0 a 100% em 5 horas e 15 minutos).
Colocada sob os bancos e no túnel central, a bateria recebe uma tecnologia mais eficiente com uma composição NMC811 (80% níquel, 10% manganésio e 10% cobalto) distribuída por 102 células e 17 módulos. A refrigeração permanece líquida. A bateria é montada na fábrica em Poissy, na região de Paris.
O redutor é produzido em Valenciennes, na região Hauts-de-France. Através desta arquitetura otimizada com uma bomba de calor e evoluções aerodinâmicas, o novo DS 3 E-Tense ganha cerca de 84 km de autonomia, face ao anterior DS 3 Crossback E-Tense, lançado em 2019.
Motorização/Versão | Bastille | Performance Line | Performance Line+ | Rivoli | Ópera |
DS 3 E-Tense | €43.150 | €43.650 | €46.250 | €46.800 | €50.400 |