O novo DS 3, sucessor do DS 3 Crossback, chega aos stands em Portugal este mês com três tipos diferentes de motores: elétrico, a gasolina e Diesel.

O DS-3 E-Tense, a única versão que interessa ao Welectric por ser aquela que é 100% elétrica, é o primeiro automóvel no universo da Stellantis a disponibilizar aos clientes o novo motor elétrico de 115 kW (156 cv) e uma nova bateria de 54 kWh de capacidade. De acordo com o ciclo WLTP, o DS 3 E-Tense alcança uma autonomia de 404 km segundo o ciclo combinado WLTP e mais de 500 km em condições urbanas.

Apresentado mundialmente no Salão Automóvel de Paris, o novo DS 3 tem o seu lançamento em Portugal neste mês de fevereiro.

O modelo tem um binário de 260 Nm a uma tensão de 400 Volts. A nova bateria de 54 kWh (51 kWh úteis) beneficia de uma regulação térmica por circulação de líquido e de uma bomba de calor. O carregador de bordo, de série, recebe 100 kW em corrente contínua (0 a 100% em 30 minutos) e 11 kW em corrente alternada (0 a 100% em 5 horas e 15 minutos).

Colocada sob os bancos e no túnel central, a bateria recebe uma tecnologia mais eficiente com uma composição NMC811 (80% níquel, 10% manganésio e 10% cobalto) distribuída por 102 células e 17 módulos. A refrigeração permanece líquida. A bateria é montada na fábrica em Poissy, na região de Paris.

O redutor é produzido em Valenciennes, na região Hauts-de-France. Através desta arquitetura otimizada com uma bomba de calor e evoluções aerodinâmicas, o novo DS 3 E-Tense ganha cerca de 84 km de autonomia, face ao anterior DS 3 Crossback E-Tense, lançado em 2019.

Motorização/VersãoBastillePerformance LinePerformance Line+RivoliÓpera
DS 3 E-Tense€43.150€43.650€46.250€46.800€50.400
Artigo anteriorLucid Air faz primeiras entregas na Europa
Próximo artigo5 grandes tendências para o setor dos serviços de energia