Para além de todos os benefícios associados à redução de emissões, as energias renováveis vieram democratizar o acesso à energia, ao permitirem descentralizar a produção energética. Ou seja, graças à relativa facilidade com que se montam painéis fotovoltaicos ou geradores eólicos, qualquer local pode, no limite, ser uma fonte de produção de “eletricidade verde”. Sem depender de centrais elétricas alimentadas muitas vezes a combustíveis fósseis.

Qualquer terreno ou telhado de um edifício, habitacional ou industrial, pode, assim, receber equipamentos de produção de energia renovável. E espaços “desinteressantes” ganham novas valências e transformam-se em fontes de rendimento.

Os carport solares são, neste enquadramento, mais do que parques de estacionamento exteriores: são também parques fotovoltaicos.

Um carport solar pode considerar-se como um “2 em 1” perfeito: os veículos ficam estacionados e o telheiro que os protege do sol e da chuva, serve igualmente para a produção local de energia limpa e renovável, através de painéis fotovoltaicos.

O facto de Portugal ter excelentes condições de radiação solar, mesmo no inverno, garante níveis de produção energética sempre elevados.

Quais os benefícios?

A Helexia, player de referência neste tipo de instalações, destaca os grandes objetivos que uma empresa que tenha um parque de estacionamento conseguirá alcançar com um carport solar: produção de energia renovável e redução da sua fatura de energia.

Numa altura em que a sociedade dá, cada vez mais, relevância à proteção ambiental e as escolhas dos consumidores são ditadas, de forma crescente, por critérios de sustentabilidade, uma empresa que invista num carport solar também “ganhará pontos” junto do mercado pela imagem sustentável, moderna e de inovação que passará a ter. Sem manobras de “greenwashing”: um carport solar deixa, pois, bem visível o compromisso de uma empresa para com o ambiente.

Também do ponto de vista de mais-valias, um imóvel ou estrutura que acolha um carport solar é valorizado e poderá ser vendido por mais dinheiro já que os painéis fotovoltaicos representam, efetivamente, euros na carteira e um ganho real ao reduzirem a fatura energética.

Investimento inicial… pode ser zero!

Sempre que se justifique e exista um racional financeiro, a Helexia pode disponibilizar soluções sem necessidade de investimento da empresa que irá beneficiar dessa instalação, os carport solares surgem ainda mais atrativos.

Uma vez que o investimento faz parte do projeto, as empresas beneficiadas não precisam de desviar capital do seu “core business”, passando a ter acesso ao autoconsumo de energia limpa, que irá baixar os seus custos operacionais, contribuindo para a maior competitividade do seu negócio.

A Helexia integra nesses projetos a análise financeira e técnica, a estruturação jurídica, financeira, a construção e a gestão do projeto durante todo o seu ciclo de vida.

O contrato de serviços prestado pela Helexia inclui proteção contra perdas de exploração, podendo ser garantida uma disponibilidade da ordem dos 98%

O sistema é pago através das poupanças obtidas na fatura de eletricidade da empresa.

Montagem e manutenção

Estes telheiros fotovoltaicos são estruturas em alumínio, com tempos de montagem rápidos, o que favorece a que os custos de instalação sejam mais baixos.

A manutenção dos equipamentos é, igualmente, reduzida, implicando, por regra, uma vistoria duas vezes por ano, que se traduz na limpeza das placas fotovoltaicas e no check-up elétrico dos equipamentos. Os painéis solares têm um período de vida útil prolongado, a rondar os 25 anos.

Adaptando-se a qualquer projeto de menor ou maior dimensão, os carports fotovoltaicos são projetados para atender às necessidades dos mais variados negócios, seja no setor do retalho, setor do turismo ou mesmo indústria. E qualquer espaço exterior destinado ao estacionamento de veículos pode ter uma infraestrutura destas.

Retalho, indústria e turismo

O setor do retalho foi o grande pioneiro na adoção de carports solares em Portugal, pois para além das suas necessidades energéticas, este setor procura oferecer a melhor experiência e conforto aos seus clientes.

Também a indústria tem vindo a adotar este tipo de estruturas, oferecendo aos seus colaboradores, parceiros, clientes e visitantes a proteção dos seus veículos, enquanto reduzem a fatura energética e as emissões de gases com efeito de estufa.

Do mesmo modo, o setor do turismo está a apostar neste conceito, aumentando a comodidade aos seus hóspedes com zonas de estacionamento à sombra.

“A nossa experiência neste tipo de soluções permite-nos desenhar e implementar os carports solares da forma mais eficiente, sem comprometer o número de lugares de estacionamento e a eficiência da produção de energia”, salienta a Helexia.

Embora a prática corrente seja ver carport solares em espaços de empresas (como supermercados, shoppings centers ou hotéis), esta solução poderia, inclusivamente, ser replicada em estacionamentos públicos ou municipais por esse país fora.

Dependendo da sua tipologia ou arquitetura, também poderá fazer sentido instalar um carport numa moradia. E se tiver uma moradia geminada, pode sempre partilhar com o seu vizinho os custos, mas também o usufruto dessa produção elétrica. É tudo uma questão de analisar.

Produção de energia

Os painéis captam a luz do sol e convertem a energia solar em energia elétrica. Essa energia é encaminhada para o inversor solar, que modifica a sua corrente – de corrente contínua para alternada –, tornando-a própria para o consumo.

Essa energia pode servir para satisfazer a necessidade do cliente (imediata ou diferida, se a energia for armazenada em baterias estacionárias) ou ser injetada na rede elétrica se a geração ultrapassar o consumo, gerando créditos energéticos que, depois, são utilizados para abater na conta de luz.

Se esta tecnologia for aplicada no estacionamento de um supermercado ou de uma fábrica, por exemplo, a energia aí produzida pode ser direcionada para a iluminação ou a refrigeração do local.

Um carport pode incorporar ainda postos de carregamento para veículos elétricos, fornecendo um serviço extra aos clientes e conseguindo, com isso, atrair os utilizadores de veículos elétricos. E não se esqueça: esses condutores de veículos elétricos tenderão a espalhar a boa notícia pelos seus amigos e até partilhá-la nas redes sociais. Logo, mais ganhos poderá ter.

Que poupanças são essas?

Peguemos no “case study” dos carports solares da Helexia. Até ao momento, a Helexia já desenvolveu e investiu em carports solares, totalizando um investimento superior a 5,6 milhões de euros em toda a infraestrutura e uma potência instalada de 5,3 MWp.

Estas centrais já produziram 11 GWh de energia limpa e renovável e trouxeram poupanças superiores a 315 mil euros aos clientes Helexia.

A par com os benefícios económicos, estas centrais têm um contributo ecológico importante, pois já permitiram evitar 5344 toneladas de CO2, o equivalente a plantar 137 mil árvores. Debaixo destes carports com cerca de 15 mil painéis solares fotovoltaicos cabem ainda mais de 1000 viaturas estacionadas.

Casos concretos

Os projetos em que a Helexia tem trabalhado abrangem clientes de diversos setores, tais como, retalho, indústria e turismo.

O carport instalado no estacionamento do Aqua Village Health Resort & Spa, em Oliveira do Hospital, com 231 kW de potência instalada e uma taxa de autoconsumo de 94%, permite evitar a emissão de 140 toneladas de CO2/ ano.

A Helexia implementou na Huf Portugal, em Tondela, uma central fotovoltaica na cobertura da fábrica de Tondela e um carport solar no parque de estacionamento desta mesma unidade. Todo o projeto e sua instalação, bem como o investimento foram da responsabilidade da Helexia, o que permitiu à HUF usufruir de energia solar em regime de autoconsumo, mantendo todo o foco de gestão no seu core business. Os 2.336 módulos com capacidade total de 740 kWp vão fornecer 1,03 GWh de energia limpa para uma necessidade anual de 4,47 GWh da fábrica.

Através de uma parceria com a Helexia, o Leroy Merlin de Setúbal utiliza energia limpa e renovável, através de um carport solar com 230 KWp e uma produção anual de 360MWh. Esta instalação fotovoltaica responde a 52% das suas necessidades energéticas, com um aproveitamento de 80% da produção de energia solar. A central fotovoltaica permite ainda ao Leroy Merlin de Setúbal evitar a emissão de 162 ton anuais de CO2, o equivalente à plantação de 4200 árvores por ano.

Também os clientes do Leroy Merlin de Portimão estão protegidos da chuva e do sol por um carport solar com uma potência de 119 kWp que produzi anualmente cerca de 44% das necessidades energéticas da loja. Anualmente, com esta infraestrutura são evitadas 81 t de CO2, equivalente a 2100 arvores plantadas.

Na Madeira, o carport que foi montado no Leroy Merlin produz energia limpa que alimenta 42% das necessidades energéticas do edifício. Esta instalação fotovoltaica constituída por 1032 módulos fotovoltaicos, tem uma potência de 345 kWp, uma produção estimada de 509 MWh, evitando a emissão anual de 209 ton CO2.

A loja de Matosinhos do Leroy Merlin recebeu um carport solar com cerca de 1180 painéis solares instalados e com capacidade para proteger 160 lugares de estacionamento das condições climatéricas. Este carport produz energia limpa e renovável, evita anualmente cerca de 211 toneladas de CO2, o equivalente a plantar de 5400 árvores. Este projeto de produção de energia, da responsabilidade da Helexia, tem uma potência instalada de 331 kWp e uma produção anual estimada de 448 MWh.

A Auchan Retail Portugal instalou também na sua nova sede, em Paço de Arcos, Oeiras, um carport solar que, juntamente, com a cobertura fotovoltaica do edifício produz, anualmente, 1 Gigawatt de energia limpa e renovável, algo semelhante ao consumo de energia feito por 202 agregados familiares por ano.

A Helexia tem atualmente outros projetos carport em desenvolvimento e construção em Portugal, pelo que este tipo de “telheiros solares” tem tendência para começar a ser visto em mais parques de estacionamento. O ambiente agradece.

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