A Nissan está empenhada em lançar um veículo elétrico com bateria de estado sólido, acreditando estar numa “posição de liderança na categoria” em relação à tecnologia.
O construtor japonês, que foi o primeiro a lançar um automóvel elétrico para o mercado de massas (o Nissan Leaf) em 2010, planeia ter uma fábrica-piloto de produção de baterias de estado sólido a funcionar até 2025; ter concluído a engenharia da tecnologia inicial até 2026; e, então, acelerar para a produção em série em 2028 com a primeira aplicação da tecnologia num veículo.
Vantagens da tecnologia
A informação é avançada por David Moss, vice-presidente sénior de pesquisa e desenvolvimento da Nissan na Europa, à Autocar: “Consideramos que temos algo muito especial e estamos num grupo que lidera a tecnologia. Queremos reduzir o custo [em comparação com as baterias de iões de lítio] em 50%, duplicar a densidade de energia e melhorar em três vezes a velocidade de carregamento.”
David Moss explicou à Autocar que a Nissan passou de pequenas células de botão para células quadradas maiores (10 cm) no atual estágio de desenvolvimento, no Japão. As células finais são do tamanho de um laptop.
Colaboração com Universidade de Oxford
Este responsável acrescentou que a Nissan estava a trabalhar com os principais cientistas da Universidade de Oxford no desenvolvimento da tecnologia, e que a tecnologia de estado sólido da Nissan era “toda em estado sólido”, na medida em que remove todos os elementos líquidos da bateria.
“Algumas baterias de estado sólido ainda têm eletrólitos líquidos, e isso é um problema, pois o líquido ferve. A eficiência dessa energia em armazenamento e transferência e a energia que se coloca nela serão impactadas”, afirma David Moss.
De acordo com Moss, a tecnologia de estado sólido “abre a mobilidade elétrica a setores [mais desafiantes] em que não está hoje” presente de forma tão fácil, como as picapes e SUV de grande dimensão.
Não há indicação de qual modelo que poderá estrear a tecnologia em 2028, mas é possível que seja baseado numa plataforma nova.
“Quando você se compromete com algo como o estado sólido, precisa mudar todo o mecanismo e a arquitetura do veículo”, disse Moss.
A Autocar adianta que a tecnologia de baterias de estado sólido está a ser desenvolvida separadamente de qualquer projeto de veículo em que a Nissan trabalha para garantir que não venha a ser introduzida prematuramente ou não atrase nenhum projeto específico.
Picape? Espero que não pegue esta. Chamem carrinha de caixa aberta.