Os automóveis novos a gasolina e Diesel deixarão de poder ser vendidos nos concessionários a partir de 2035 na União Europeia.

O Parlamento Europeu votou esta terça-feira e aprovou a medida em acordo com o Conselho com 340 votos, contra 279 votos e 21 abstenções.

Em concreto o que vai acontecer?

Quando será proibida a venda de novos veículos que emitam CO2, incluindo os automóveis a gasolina e a gasóleo?
A partir de 2035, todos os veículos novos que entram no mercado não podem emitir nenhum CO2. Isto é para garantir que, até 2050, o setor de transportes se possa tornar neutro na Europa em termos de carbono.

O que acontecerá com os atuais automóveis a gasolina ou gasóleo? Poderemos ainda conduzi-los depois de 2035?
Sim, ainda poderão ser conduzidos. As novas regras não significam que todos os veículos que circulam na estrada tenham de produzir zero emissões de CO2 até 2035. Estas regras não afetam os modelos existentes. Se se comprar um veículo novo agora, poderão ser conduzido até ao fim da sua vida útil. Mas, partindo do pressuposto que a vida média de um automóvel na Europa é de 15 anos, Bruxelas estabeleceu a data de 2035 para conseguir que todos os automóveis sejam neutros em CO2 até 2050.

Será ainda possível comprar e vender veículos em segunda mão a gasolina ou gasóleo após 2035 e encontrar combustível para eles?
Sim, tudo isso ainda será possível. No entanto, o custo total de propriedade (custo de combustível, manutenção, compra e seguro) poderá aumentar.

Os veículos elétricos serão financeiramente acessíveis?
É mais económico usar veículos movidos a eletricidade, porque os preços da eletricidade são atualmente mais baixos do que os preços da gasolina e exigem menos manutenção. Assim, uma vez comprado, o custo total de propriedade de um modelo movido a bateria pode ser o mesmo ou mais barato do que um carro a gasolina ou Diesel. Contudo, atualmente os carros elétricos são caros, mas as novas regras devem estimular uma maior concorrência e incentivar os fabricantes a investirem na investigação e na inovação relativas aos veículos elétricos, o que deverá fazer baixar o preço de compra.

Outra questão que se coloca é a do mercado de carros usados, que ainda não foi devidamente desenvolvido para veículos elétricos e cujo crescimento dará oportunidades a mais pessoas de acederam à mobilidade elétrica.

Quais serão os passos seguintes?
Na sequência da votação final em sessão plenária, o texto terá agora de ser formalmente aprovado pelo Conselho. Pouco tempo depois, será publicado no Jornal Oficial da UE.



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