A Zoox introduziu o seu primeiro autocarro robot-táxi autónomo em vias públicas abertas com passageiros. Isso aconteceu em 11 de fevereiro, com a empresa a realizar a primeira operação do seu serviço de transporte para funcionários em Foster City, Califórnia.

A empresa assinala inclusive que foi “a primeira vez na história que um robot-táxi autónomo, construído propositadamente sem condução tradicional, nem pedais ou volante, transportou passageiros em vias públicas abertas”.

Para chegar até aqui, a Zoox realizou diversos testes em estradas particulares, recebendo nessa sequência, a aprovação oficial para operar o seu autocarro robot-táxi, que tem mais de 100 inovações de segurança não disponíveis nos ligeiros de passageiros atuais, nas vias públicas do Estado da Califórnia.

O primeiro em estradas públicas abertas na Califórnia

“Tornar-se a primeira empresa a operar um robot-táxi especialmente construído para transportar passageiros em vias públicas abertas na Califórnia é um marco significativo não apenas na jornada da Zoox, mas também para a indústria de veículos autónomos em geral”, afirma Aicha Evans, CEO da Zoox.

“Hoje, com o anúncio da inauguração do nosso transporte autónomo de funcionários, estamos um passo mais perto de termos um serviço de robot-táxi comercializado para o público em geral”, acrescenta a responsável.

A partir de agora, a Zoox implementará o seu serviço de transporte em autocarro autónomo para os seus funcionários na sua sede, em Foster City, Califórnia.

Mas, a estratégia é alargar este serviço: “Com a capacidade de operar o nosso veículo em vias públicas e a introdução do nosso serviço de transporte para funcionários, continuaremos a afinar e a melhorar a nossa tecnologia e operações, enquanto nos preparamos para o lançamento do nosso serviço comercial”, afirma Jesse Levinson, cofundador e diretor de tecnologia da Zoox.

O autocarro robot-táxi é capaz de transportar até quatro pessoas em cada vez e irá percorrer uma rota pública entre os dois principais edifícios da Zoox.

Viajará até cerca de 56 km/h e enfrentará comuns situações de trânsito, como curvas, semáforos, bifurcações, peões, veículos, bicicletas, entre outros tipos de utilizadores.

Artigo anteriorPortuguesa Ewen cria isolamento térmico que poupa energia a empresas
Próximo artigoComissão Europeia recua e permite venda de camiões Diesel depois de 2040