Foto: Motor.no

A publicação norueguesa Motor fez um teste com diferentes automóveis elétricos para avaliar a sua real autonomia. Esses veículos utilizaram as mesmas estradas, num percurso por vias fora de Oslo para perceber, em situações reais e de frio extremo, qual é o alcance que cada modelo garante aos seus utilizadores. A prova no inverno nórdico foi realizada com 29 veículos relevantes para o mercado norueguês.

Este foi o trajeto efetuado por esta caravana:

Os veículos são conduzidos dentro do limite de velocidade legal e até que a bateria acabe. A condução é feita de forma eficiente e usando o modo Eco, se disponível, e sem poder usar sistemas de assistência à condução, cruise control adaptativo ou Auto Pilot.

Os carros são conduzidos no limite de velocidade até ficarem sem eletricidade.

Este ano, os testes de inverno foram realizados pela publicação debaixo de temperaturas que variaram de 5 a 10 graus abaixo de zero nas estradas principais, embora mais baixas nos topos das montanhas ao longo da rota.

Os modelos participantes, entre os quais se incluem 12 chineses, foram estes:

ModeloAutonomia anunciada/
consumo WLTP
TraçãoLíquido/bruto da bateria (kW)Dimensão do pneu
BMW i4 eDrive40565/16.9RWD80,7/83,9245/45-18
BMW i7 xDrive60595/19,44×4101,7/105,6255/45-20 (f) 285/40-20 (t)
BMW iX1 xDrive30428/17,34×464,7/66,5225/55-18
Byd Ato 3420/15,6FWD60,48/não informado215/65-16
Byd Han521/18.54×485,4/não declarado245/45-19
Hongqi E-HS9465/224×495.3/99255/55-20
Hongqi E-HS9 prototype 120 kWt515/–4×4111,5/120255/50-20
Hyundai Ioniq 5 4WD454/19,14×477,4/não declarado255/45-20
JAC e-JS4433/–2WD65,7/68,8225/45-18
Kia EV6 GT424/20.64×477,4/não declarado255/40-21
Kia Niro EV460/16.22WD64,8/não declarado215/55-17
Maxus Euniq6354/21,5FWD70/não declarado235/55-18
Mercedes EQB 250452/15.4–17.1FWD66,5/não declarado235/55-18
Mercedes EQE 300614/16–18.8RWD89/não especificado255/45-19
MG 4425/16.62WD61,7/64205/50-16
MG 5380/17.92WD61.1/57/61.1215/50-17
MG Marvel R370/20.94×465/69.9235/45-19
MG ZS LR440/17,82WD69,9/72,9215/50-17
NIO ET7580/194×4100/não especificado245/50-19
Nissan Ariya 2WD533/18.1–18.42WD87/91235/55-19
Renault Mégane E-tech428/16,4FWD60/Não declarado215/45-20
Skoda Enyaq Coupé RS510/17,24×477/82235/55-19 (f) 255/50-19 (t)
Tesla Model S634/17,54×495/100 (estimado)255/45-19 (f) 285/40-19 (t)
Tesla Model X Plaid543/2144×495/100 (estimado)265/45-20 (f) 275/45-20 (t)
Tesla Model Y 2WD455/15,72WD57,5/60 (estimado)255/45-19
Toyota BZ4X 2WD503/14,72WD64/71.4235/60-18
Volkswagen ID Buzz408/21,4RWD77/82235/55-19 (f) 255/50-19 (t)
Volkswagen ID. 5 Pro526/17RWD77/82235/55-19 (f) 255/50-19 (t)
Voyah Free501/20,24×4106/100255/45-20

Relativamente aos resultados, o Tesla Model S foi o grande vencedor deste ano, ultrapassando os 500 km de autonomia neste duro teste de inverno, chagando aos 530 quilómetros, com um consumo médio real de 17,3 kWh por 100 km, e uma diferença em relação aos valores de autonomia aprovados de -16,4%.

Atrás do Model S ficou outro Tesla, o Model X. O SUV americano terminou com 444 km percorridos, um consumo médio de 20,9 kWh aos 100 km, e uma diferença em relação à autonomia homologada de 18,23%.

A terceira posição foi para o BMW i4 eDrive40, que conseguiu completar um total de 434 km, o mesmo que o NIO ET7, mas com uma enorme diferença de consumo já que o alemão tem uma média de 18,6 kWh por 100 km, enquanto o modelo chinês obteve 22,7 kWh por 100 km.

O novo BMW i7 xDrive60 conseguiu rodar um total de 424 km, mas com um consumo de 23,5 kWh aos 100 km, um dos mais altos de todo o teste. Um i7 teve neste teste uma perda de autonomia face aos números oficiais de 28,74%.

Os resultados dos testes de autonomia foram estes:

ModeloCiclo WLTPAutonomia alcançada no testeDesvio percentual, intervalo500 km: consumo-bateria-km restantes450 km: consumo-bateria-km restantes400 km: consumo-bateria-km restantes350 km: consumo-bateria-km restantes300 km: consumo-bateria-km restantes250 km: consumo-bateria-km restantes200 km: consumo-bateria-km restantes150 km: consumo-bateria-km restantes100 km: consumo-bateria-km restantes50 km: consumo-bateria-km restantes
Tesla Model S634530−16,40%17,3-2-1518/08/194917,7-18-11118,3-26-15817,2-40-24116,9-51-30716,7-61-36416,8-70-42119,9-76-45617,1-88-530
Tesla Model X543444−18,23%  20,9-9-4521,1-20-9819,8-36-18119,2-49-24319,1-59-29819,4-69-34823,2-76-38020,6-90-450
NOVE ET7580434−25,17%  22,7-8-3724,8-18-8320,3-35-11719,2-47-23515,6-58-29318,7-68-34722,8-75-38118,3-88-446
BMW i4 eDrive40565434−23,19%  18,6-4-1818,9-15-4417,9-31-12217,6-44-19317,6-55-22917,8-66-35321,0-73.31118,5-87-342
BMW i7 xDrive60595424−28,74%  23,5-1-624,5-10-3622,9-29-12122,6-42-19622,5-55-25922,7-66-30326,7-73-29324,0-88-376
Mercedes EQE 300614409−33,39%  21,6-0-022,4-4-2520,9-24-13220,5-38-21220,5-51-28720,4-64-36324,3-71-41323,1-87-511
Bid Han521406−22,07%  20.1 1 320,7-11-5519-29-14918,4-43-22518,4-55-28718,5-67-34821,5-75-39017,9-91-475
Nissan Ariya 2WD533400−24,95%   20,1-10-3718,8-30-11918,6-45-18218,4-56-22918,4-69-28321,3-78-29319,8-91-364
Voyah Free501391−21,96%   26,4-7-1425,0-26-6824,5-40-12424,5-52-18624,4-65-24927,6-74-23423,6-88-319
Hongqi E-HS9 prototype 120 kWt515389−24,47%   28,1-7-2326,7-24-9626,1-38-18126,1-51-24926,3-64-32730,4-72-37127,6-88-469
Volkswagen ID.5 Pro526378−28,14%   20,2-4-1419,7-21-8019,5-36-14319,1-51-20219,4-63-25222,4-72-27819,2-88-392
MG ZS LR440352-20,00%   18.2-2-618,7-18-4518,2-35-9918,1-48-14817,6-62-20519,9-71-23917,5-87-308
Kia EV6 GT424349−17,69%    20,8-17-5020,5-33-10220,5-47-14420,3-62-19323,2-71-23720,3-87-301
Hyundai Ioniq 5 4WD454345−24,01%    20,1-18-5619,7-35-12219,8-48-16919,9-62.22422,7-72-29019,0-88.377
Kia Niro EV460343−25,43%    17,6-19-5417,3-36-10417,1-49-13816,7-62-17318,4-72-20915,1-88-267
Skoda Enyaq Coupé RS510338−33,73%    21,1-13-4620,7-30-11520,8-45-16520,8-59-23623,9-69-24420,9-87-363
MG 4425338−20,47%    17,7-14-3817,2-32-10016,8-48-17416,6-62-24118,8-73-28116,6-89-377
Tesla Model Y 2WD455337−25,93%    16,9-11-4216,6-27-10616,3-43-16716,0-58.22718,4-68-26615,6-88-339
BMW iX1428337−21,26%    18,3-8-2717,9-26-9118,0-41-14818,0-56.20220,7-66-20618,2-85-291
Mercedes EQB 250452334−26,11%    19,2-11-3718,6-28-10318,7-43-16318,8-57-21722,3-66-25320,2-85-349
Toyota BZ4X 2WD503323−35,79%    19,1-3-018,9-25-4718,9-41-10618,9-56-15819,1-68-19918,7-86-276
JAC e-JS4433323−25,40%    12.6-5-–8,4-26-10510,6-43-17511,2-50-23725,0-68.27711,8-86-351
Renault Mégane428318−25,70%    18,1-1-018,6-19-6318,7-36-11218,2-54-18220,4-67-19317,4-88-318
Maxus Euniq6354317−10,45%    21,1-4-1720,6-20-6520,6-37-12020,5-56-19123,7-66-22421,5-85-323
MG 5380313−17,63%    18.3-2-318,0-21-5417,9-39-11018,0-54-16820,7-66-21018,7-84-307
BYD Ato 3420311−25,95%    19,6-4-1517,8-24-10017,9-40-16812,9-56.23521,7-68-28516,4-87-368
Volkswagen ID Buzz408310−24,02%    24,8-0-024,5-20-7024,3-37-13024,3-54-19327,6-66.22524,5-85-313
MG Marvel R370308−16,76%    21.7-4 –21,4-23-6121,3-40-11621,0-57-18224,3-67-21521,5-86-307
Hongqi E-HS9465303−34,84%    29-0-028,8-19-5728,8-36-10728,6-52-17331,4-66-17828,0-86.298
Fonte: Motor.no. Lista ordenada de acordo com a autonomia verificada (da maior para a menor)
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