A publicação norueguesa Motor fez um teste com diferentes automóveis elétricos para avaliar a sua real autonomia. Esses veículos utilizaram as mesmas estradas, num percurso por vias fora de Oslo para perceber, em situações reais e de frio extremo, qual é o alcance que cada modelo garante aos seus utilizadores. A prova no inverno nórdico foi realizada com 29 veículos relevantes para o mercado norueguês.
Este foi o trajeto efetuado por esta caravana:
Os veículos são conduzidos dentro do limite de velocidade legal e até que a bateria acabe. A condução é feita de forma eficiente e usando o modo Eco, se disponível, e sem poder usar sistemas de assistência à condução, cruise control adaptativo ou Auto Pilot.
Os carros são conduzidos no limite de velocidade até ficarem sem eletricidade.
Este ano, os testes de inverno foram realizados pela publicação debaixo de temperaturas que variaram de 5 a 10 graus abaixo de zero nas estradas principais, embora mais baixas nos topos das montanhas ao longo da rota.
Os modelos participantes, entre os quais se incluem 12 chineses, foram estes:
Modelo | Autonomia anunciada/ consumo WLTP | Tração | Líquido/bruto da bateria (kW) | Dimensão do pneu |
BMW i4 eDrive40 | 565/16.9 | RWD | 80,7/83,9 | 245/45-18 |
BMW i7 xDrive60 | 595/19,4 | 4×4 | 101,7/105,6 | 255/45-20 (f) 285/40-20 (t) |
BMW iX1 xDrive30 | 428/17,3 | 4×4 | 64,7/66,5 | 225/55-18 |
Byd Ato 3 | 420/15,6 | FWD | 60,48/não informado | 215/65-16 |
Byd Han | 521/18.5 | 4×4 | 85,4/não declarado | 245/45-19 |
Hongqi E-HS9 | 465/22 | 4×4 | 95.3/99 | 255/55-20 |
Hongqi E-HS9 prototype 120 kWt | 515/– | 4×4 | 111,5/120 | 255/50-20 |
Hyundai Ioniq 5 4WD | 454/19,1 | 4×4 | 77,4/não declarado | 255/45-20 |
JAC e-JS4 | 433/– | 2WD | 65,7/68,8 | 225/45-18 |
Kia EV6 GT | 424/20.6 | 4×4 | 77,4/não declarado | 255/40-21 |
Kia Niro EV | 460/16.2 | 2WD | 64,8/não declarado | 215/55-17 |
Maxus Euniq6 | 354/21,5 | FWD | 70/não declarado | 235/55-18 |
Mercedes EQB 250 | 452/15.4–17.1 | FWD | 66,5/não declarado | 235/55-18 |
Mercedes EQE 300 | 614/16–18.8 | RWD | 89/não especificado | 255/45-19 |
MG 4 | 425/16.6 | 2WD | 61,7/64 | 205/50-16 |
MG 5 | 380/17.9 | 2WD | 61.1/57/61.1 | 215/50-17 |
MG Marvel R | 370/20.9 | 4×4 | 65/69.9 | 235/45-19 |
MG ZS LR | 440/17,8 | 2WD | 69,9/72,9 | 215/50-17 |
NIO ET7 | 580/19 | 4×4 | 100/não especificado | 245/50-19 |
Nissan Ariya 2WD | 533/18.1–18.4 | 2WD | 87/91 | 235/55-19 |
Renault Mégane E-tech | 428/16,4 | FWD | 60/Não declarado | 215/45-20 |
Skoda Enyaq Coupé RS | 510/17,2 | 4×4 | 77/82 | 235/55-19 (f) 255/50-19 (t) |
Tesla Model S | 634/17,5 | 4×4 | 95/100 (estimado) | 255/45-19 (f) 285/40-19 (t) |
Tesla Model X Plaid | 543/214 | 4×4 | 95/100 (estimado) | 265/45-20 (f) 275/45-20 (t) |
Tesla Model Y 2WD | 455/15,7 | 2WD | 57,5/60 (estimado) | 255/45-19 |
Toyota BZ4X 2WD | 503/14,7 | 2WD | 64/71.4 | 235/60-18 |
Volkswagen ID Buzz | 408/21,4 | RWD | 77/82 | 235/55-19 (f) 255/50-19 (t) |
Volkswagen ID. 5 Pro | 526/17 | RWD | 77/82 | 235/55-19 (f) 255/50-19 (t) |
Voyah Free | 501/20,2 | 4×4 | 106/100 | 255/45-20 |
Relativamente aos resultados, o Tesla Model S foi o grande vencedor deste ano, ultrapassando os 500 km de autonomia neste duro teste de inverno, chagando aos 530 quilómetros, com um consumo médio real de 17,3 kWh por 100 km, e uma diferença em relação aos valores de autonomia aprovados de -16,4%.
Atrás do Model S ficou outro Tesla, o Model X. O SUV americano terminou com 444 km percorridos, um consumo médio de 20,9 kWh aos 100 km, e uma diferença em relação à autonomia homologada de 18,23%.
A terceira posição foi para o BMW i4 eDrive40, que conseguiu completar um total de 434 km, o mesmo que o NIO ET7, mas com uma enorme diferença de consumo já que o alemão tem uma média de 18,6 kWh por 100 km, enquanto o modelo chinês obteve 22,7 kWh por 100 km.
O novo BMW i7 xDrive60 conseguiu rodar um total de 424 km, mas com um consumo de 23,5 kWh aos 100 km, um dos mais altos de todo o teste. Um i7 teve neste teste uma perda de autonomia face aos números oficiais de 28,74%.
Os resultados dos testes de autonomia foram estes:
Modelo | Ciclo WLTP | Autonomia alcançada no teste | Desvio percentual, intervalo | 500 km: consumo-bateria-km restantes | 450 km: consumo-bateria-km restantes | 400 km: consumo-bateria-km restantes | 350 km: consumo-bateria-km restantes | 300 km: consumo-bateria-km restantes | 250 km: consumo-bateria-km restantes | 200 km: consumo-bateria-km restantes | 150 km: consumo-bateria-km restantes | 100 km: consumo-bateria-km restantes | 50 km: consumo-bateria-km restantes |
Tesla Model S | 634 | 530 | −16,40% | 17,3-2-15 | 18/08/1949 | 17,7-18-111 | 18,3-26-158 | 17,2-40-241 | 16,9-51-307 | 16,7-61-364 | 16,8-70-421 | 19,9-76-456 | 17,1-88-530 |
Tesla Model X | 543 | 444 | −18,23% | 20,9-9-45 | 21,1-20-98 | 19,8-36-181 | 19,2-49-243 | 19,1-59-298 | 19,4-69-348 | 23,2-76-380 | 20,6-90-450 | ||
NOVE ET7 | 580 | 434 | −25,17% | 22,7-8-37 | 24,8-18-83 | 20,3-35-117 | 19,2-47-235 | 15,6-58-293 | 18,7-68-347 | 22,8-75-381 | 18,3-88-446 | ||
BMW i4 eDrive40 | 565 | 434 | −23,19% | 18,6-4-18 | 18,9-15-44 | 17,9-31-122 | 17,6-44-193 | 17,6-55-229 | 17,8-66-353 | 21,0-73.311 | 18,5-87-342 | ||
BMW i7 xDrive60 | 595 | 424 | −28,74% | 23,5-1-6 | 24,5-10-36 | 22,9-29-121 | 22,6-42-196 | 22,5-55-259 | 22,7-66-303 | 26,7-73-293 | 24,0-88-376 | ||
Mercedes EQE 300 | 614 | 409 | −33,39% | 21,6-0-0 | 22,4-4-25 | 20,9-24-132 | 20,5-38-212 | 20,5-51-287 | 20,4-64-363 | 24,3-71-413 | 23,1-87-511 | ||
Bid Han | 521 | 406 | −22,07% | 20.1 1 3 | 20,7-11-55 | 19-29-149 | 18,4-43-225 | 18,4-55-287 | 18,5-67-348 | 21,5-75-390 | 17,9-91-475 | ||
Nissan Ariya 2WD | 533 | 400 | −24,95% | 20,1-10-37 | 18,8-30-119 | 18,6-45-182 | 18,4-56-229 | 18,4-69-283 | 21,3-78-293 | 19,8-91-364 | |||
Voyah Free | 501 | 391 | −21,96% | 26,4-7-14 | 25,0-26-68 | 24,5-40-124 | 24,5-52-186 | 24,4-65-249 | 27,6-74-234 | 23,6-88-319 | |||
Hongqi E-HS9 prototype 120 kWt | 515 | 389 | −24,47% | 28,1-7-23 | 26,7-24-96 | 26,1-38-181 | 26,1-51-249 | 26,3-64-327 | 30,4-72-371 | 27,6-88-469 | |||
Volkswagen ID.5 Pro | 526 | 378 | −28,14% | 20,2-4-14 | 19,7-21-80 | 19,5-36-143 | 19,1-51-202 | 19,4-63-252 | 22,4-72-278 | 19,2-88-392 | |||
MG ZS LR | 440 | 352 | -20,00% | 18.2-2-6 | 18,7-18-45 | 18,2-35-99 | 18,1-48-148 | 17,6-62-205 | 19,9-71-239 | 17,5-87-308 | |||
Kia EV6 GT | 424 | 349 | −17,69% | 20,8-17-50 | 20,5-33-102 | 20,5-47-144 | 20,3-62-193 | 23,2-71-237 | 20,3-87-301 | ||||
Hyundai Ioniq 5 4WD | 454 | 345 | −24,01% | 20,1-18-56 | 19,7-35-122 | 19,8-48-169 | 19,9-62.224 | 22,7-72-290 | 19,0-88.377 | ||||
Kia Niro EV | 460 | 343 | −25,43% | 17,6-19-54 | 17,3-36-104 | 17,1-49-138 | 16,7-62-173 | 18,4-72-209 | 15,1-88-267 | ||||
Skoda Enyaq Coupé RS | 510 | 338 | −33,73% | 21,1-13-46 | 20,7-30-115 | 20,8-45-165 | 20,8-59-236 | 23,9-69-244 | 20,9-87-363 | ||||
MG 4 | 425 | 338 | −20,47% | 17,7-14-38 | 17,2-32-100 | 16,8-48-174 | 16,6-62-241 | 18,8-73-281 | 16,6-89-377 | ||||
Tesla Model Y 2WD | 455 | 337 | −25,93% | 16,9-11-42 | 16,6-27-106 | 16,3-43-167 | 16,0-58.227 | 18,4-68-266 | 15,6-88-339 | ||||
BMW iX1 | 428 | 337 | −21,26% | 18,3-8-27 | 17,9-26-91 | 18,0-41-148 | 18,0-56.202 | 20,7-66-206 | 18,2-85-291 | ||||
Mercedes EQB 250 | 452 | 334 | −26,11% | 19,2-11-37 | 18,6-28-103 | 18,7-43-163 | 18,8-57-217 | 22,3-66-253 | 20,2-85-349 | ||||
Toyota BZ4X 2WD | 503 | 323 | −35,79% | 19,1-3-0 | 18,9-25-47 | 18,9-41-106 | 18,9-56-158 | 19,1-68-199 | 18,7-86-276 | ||||
JAC e-JS4 | 433 | 323 | −25,40% | 12.6-5-– | 8,4-26-105 | 10,6-43-175 | 11,2-50-237 | 25,0-68.277 | 11,8-86-351 | ||||
Renault Mégane | 428 | 318 | −25,70% | 18,1-1-0 | 18,6-19-63 | 18,7-36-112 | 18,2-54-182 | 20,4-67-193 | 17,4-88-318 | ||||
Maxus Euniq6 | 354 | 317 | −10,45% | 21,1-4-17 | 20,6-20-65 | 20,6-37-120 | 20,5-56-191 | 23,7-66-224 | 21,5-85-323 | ||||
MG 5 | 380 | 313 | −17,63% | 18.3-2-3 | 18,0-21-54 | 17,9-39-110 | 18,0-54-168 | 20,7-66-210 | 18,7-84-307 | ||||
BYD Ato 3 | 420 | 311 | −25,95% | 19,6-4-15 | 17,8-24-100 | 17,9-40-168 | 12,9-56.235 | 21,7-68-285 | 16,4-87-368 | ||||
Volkswagen ID Buzz | 408 | 310 | −24,02% | 24,8-0-0 | 24,5-20-70 | 24,3-37-130 | 24,3-54-193 | 27,6-66.225 | 24,5-85-313 | ||||
MG Marvel R | 370 | 308 | −16,76% | 21.7-4 – | 21,4-23-61 | 21,3-40-116 | 21,0-57-182 | 24,3-67-215 | 21,5-86-307 | ||||
Hongqi E-HS9 | 465 | 303 | −34,84% | 29-0-0 | 28,8-19-57 | 28,8-36-107 | 28,6-52-173 | 31,4-66-178 | 28,0-86.298 |