A procura global de veículos elétricos a bateria atingirá 11 milhões de unidades em 2023, um aumento de 41% em relação a 2022, de acordo com a GlobalData
A China continuará a dominar as vendas globais de veículos elétricos a bateria (BEV) em 2023, apesar de um aumento em todos os principais mercados, diz a mesma fonte. No entanto, a empresa especializada em dados e análises observa que outras regiões podem recuperar o atraso, à medida que o crescimento na China desacelera.
Al Bedwell, diretor global Powertrain da LMC, uma empresa GlobalData, comenta: “O crescimento de BEV da China será moderado em 2023, após um aumento meteórico em 2022 de mais de 100% ano a ano (YoY). A desaceleração da economia do país e os inevitáveis aumentos nos preços do retalho irão diminuir a procura chinesa de BEV e plug-in híbrido (PHEV)”.
A GlobalData observa ainda que as vendas de BEV na Europa devem acelerar este ano, uma oferta restrita em 2022, quando o mercado expandiu apenas 21%.
Bedwell continua: “O lento crescimento de BEV da Europa em 2022 acelerará para 50% em 2023 à medida que a crise dos chips diminuir, embora isso continue a impactar a disponibilidade de veículos até 2023. O aumento na Europa ultrapassará em muito a taxa de crescimento em todos os veículos leves (LVs), o que significa que a participação mundial de BEV aumentará para 12,5% – um em cada oito LVs vendidos será um veículo com bateria completa”.
A pesquisa da GlobalData também revela que as vendas de BEV na América do Norte ultrapassarão 1 milhão de unidades em 2023, com 1,3 milhão de EVs entregues.
Bedwell acrescenta: “Do ponto de vista da participação de mercado, os BEVs excederão 7% do mercado norte-americano de LV em 2023. Espera-se que a Tesla mantenha o primeiro lugar globalmente em termos de vendas de BEV, mas os fabricantes chineses de equipamentos originais (OEMs) aproximam-se da empresa norte-americana”.