A Acciona Energía e a Plug Power apresentaram ao Governo de Navarra (Espanha) o seu projeto conjunto Valle H2V Navarra para construir uma fábrica de produção de hidrogénio verde à escala industrial em Rocaforte, Sangüesa.

O projeto, atualmente em fase de desenvolvimento, envolve a construção de um electrolisador de 25MW nos terrenos adjacentes à central de biomassa de Sangüesa. O eletrolisador será alimentado por energia renovável híbrida produzida por uma central fotovoltaica (25MW) e por parque eólico (24MW), ambas as unidades atualmente em construção.

Os planos da Acciona Energía e da Plug Power implicam um investimento total associado de 87 milhões de euros e a criação de mais de 500 postos de trabalho diretos, indiretos e decorrentes da construção da central.

Uma vez edificada, a fábrica atingirá uma produção total de 3.880 toneladas de hidrogénio verde por ano.

O objetivo é utilizar 90% da produção de hidrogénio verde para consumo pelas principais indústrias da região com utilização intensiva de energia, como o papel, o vidro, o aço, setores alimentar e automóvel.

Os restantes 10% serão utilizados pelo setor de transportes, através da instalação de uma estação no mesmo local.

O projeto prevê a possibilidade de expandir a central, dependendo da evolução da procura, o que pode permitir a duplicação da potência inicialmente planeada (50MW) de eletrólise.

O projeto reúne todos os elementos-chave da cadeia de valor do Hidrogénio Verde: geração de energia renovável, infraestrutura de produção, armazenamento e distribuição de hidrogénio verde. Neste momento, prevê-se que seja uma das maiores centrais de hidrogénio a operar na Europa.

“O Valle H2V Navarra foi criado com o objetivo de ser a primeira central operacional de hidrogénio verde em escala industrial na região de Navarra, e com isso dar um impulso qualitativo e quantitativo à descarbonização da indústria na região”, explica Rafael Mateo, Presidente da AccionaPLUG e CEO da Acciona Energía. “Além disso, este projeto é de particular interesse graças à sua escalabilidade e replicabilidade, uma vez que fornecerá um exemplo operacional da contribuição do hidrogénio verde para a transição energética”.

O projeto Valle H2V Navarra pretende começar a gerar hidrogénio verde até ao final de 2024, permitindo assim ao governo local cumprir a Agenda de Hidrogénio Verde de Navarra, que pretende desenvolver um ecossistema de hidrogénio verde que prevê a instalação de entre 10 MW e 30MW de produção até 2024 e 150MW até 2030, na região.

Artigo anteriorNovo carregador rápido Siemens é feito em Portugal e já pode ser instalado na rede Mobi.e
Próximo artigoNestlé comprometida em tornar 100% das embalagens sustentáveis