A Tevva, sediada no Reino Unido, produz camiões elétricos e híbridos plug-in. A empresa mostrou o interesse em desenvolver a tecnologia de hidrogénio e tem realizado muitos avanços no sentido de disponibilizar no mercado m camião elétrico com baterias alimentadas por hidrogénio.
Recentemente, quatro engenheiros da Tevva – Charlie Cordell, Byron Dolman, Ryan Clark e Toby Hurst – realizaram um teste com o camião protótipo de 7,5 toneladas com extensor de autonomia a hidrogénio. No total foram percorridos mais de mil quilómetros entre a sede da empresa britânica em Londres e a fronteira com a Escócia, em Berwick-on-Tweed, a cidade mais a norte da Inglaterra.
Na viagem de regresso, a equipa efetuou sensivelmente 560 quilómetros de uma assentada, sem necessitar de um carregamento. Este feito foi possível devido à pilha de combustível de hidrogénio que alimenta a bateria de lítio sempre que seja necessário.
O engenheiro-chefe da Tevva Rex, Charlie Cordell, disse: “A viagem foi uma excelente demonstração do alcance que um camião elétrico a hidrogénio pode alcançar. As condições atmosféricas foram extremamente desafiantes, mas também úteis, permitindo-nos recolher dados importantes sobre o desempenho do veículo, o que significa que poderemos fazer ajustes aqui e ali e melhorar este protótipo”.
A viagem foi realizada no inverno com temperaturas que raramente subiram do zero, chegando mesmo a ser registada uma temperatura negativa de 10º C.