O programa Ambiente em Família está de regresso em 2023 com nove atividades distintas, que acontecem ao longo de todo o ano, em vários espaços verdes da cidade do Porto – Quinta do Covelo, Parque da Cidade, Parque da Pasteleira e Jardins do Palácio de Cristal.

Explorar a natureza, interagir com os animais, observar as paisagens e os solos, descobrir a diversidade da vida aquática dos jardins e parques da cidade, reconhecer as plantas através das suas características mais distintas e descobrir algumas espécies que brotam espontaneamente são algumas das propostas para este ano.

Também vai haver tempo e lugar para jogar, dar asas à criatividade, construir abrigos ou criar obras de arte com elementos naturais, adianta a autarquia do Porto que indica que estas sessões podem incluir atividades segundo a metodologia de aprendizagem “Flow Learning” que permite aos participantes, através da brincadeira e de pequenos jogos, aprofundar as relações consigo próprios, com as outras pessoas e com a natureza.

O programa Ambiente em Família destina-se às famílias e pretende contribuir para estimular laços familiares, a interação parental, a cumplicidade, a valorização e o respeito pelos outros e pela biodiversidade.

A inscrição para cada sessão será realizada exclusivamente através de formulário online disponibilizado 15 dias antes de cada atividade.

Os interessados têm, ainda, a possibilidade de subscrever a Eco Agenda e receber informação sobre estas e outras atividades na área do Ambiente, promovidas pelo Município do Porto.

Programação

18 março
Liga-te à Natureza, no Parque da Quinta do Covelo

15 abril
Há vida na água, no Parque da Quinta do Covelo

28 maio
Da Terra ao Tacho, no Parque da Quinta do Covelo

17 junho
A vida dos polinizadores, no Núcleo Rural do Parque da Cidade

8 julho
Jardins portáteis, no Parque da Pasteleira

16 setembro
Árvores dos jardins do Palácio de Cristal, no Palácio de Cristal

14 outubro
Equinócio de Outono, no Parque da Pasteleira

18 novembro
À descoberta dos cogumelos, no Parque da Pasteleira

16 dezembro
Presépios na palma da mão, no Núcleo Rural do Parque da Cidade

Artigo anteriorMarca de motos elétricas Energica chega a Portugal
Próximo artigoPetição para tornar obrigatório uso de capacete em trotinetes conta já com 2 mil assinaturas