
Nome: Marta Jordão
Idade: 42 anos
Profissão / Cargo: Key Account Manager
Empresa: Helexia
Formação Académica: Eng.ª Ambiente. Mestrado em Mecânica – Ramo Termodinâmica
O que é que a fascina na área tecnológica?
Criatividade e inovação aliada ao impacto social acho que são os três grandes vetores que me fascinam na área tecnológica, neste caso, ligada ao cluster das energias renováveis. Sem dúvida que é uma área que está em constante mudança e evolução, e isso atrai-me bastante. As inúmeras oportunidades de aprendizagem diárias, os desafios que ultrapassamos para desenhar soluções únicas e que geram impacto positivo, são, de facto, cativantes e marcam a diferença.
Numa sociedade que enfrenta mudanças relativas à sustentabilidade e à transição energética, a perspetiva da mulher pode acelerar estes processos?
Os paradigmas da sustentabilidade e transição energética lançaram desafios à escala global e verdadeiramente aliciantes para todos os que trabalham nesta área. Sendo um cluster industrial recente e que gera impacto, beneficia atualmente de uma maior incorporação de mulheres e com certeza que beneficia de outras mais diversidades, independentemente do género. Logo, será natural que uma maior diversidade alavancará abordagens inovadoras, mais criativas no encontrar das melhores soluções para os desafios do futuro.
“é preciso desconstruir o mito de género que paira sobre as áreas stem”
O que é que, no seu entender, pode ser feito para aumentar a representatividade feminina em cargos de liderança em profissões nas áreas de ciência, engenharia e tecnologia?
Na minha opinião este tema começa pela educação e aqui penso que pode ser trabalhado em duas vertentes:
Por um lado, estimular em maior número o interesse de jovens estudantes candidatas, ao nível do trabalho que é desenvolvido nas próprias escolas, criando mecanismos de incentivo e que promovam o despertar de interesse para os campos STEM (ciência, tecnologia, engenharia ou matemática); criar as condições para que haja mais estudantes com melhor aproveitamento nas áreas core para ingressar nos cursos de engenharia; desconstruir o mito de género que paira sobre as áreas STEM.
Por outro, procurar adaptar os planos de marketing e comunicação de promoção dos cursos tecnológicos, desenvolvendo conteúdos que também tenham como alvo os interesses naturais do público feminino, despertando neste uma imagem mais apelativa das carreiras de engenharia e do mundo tecnológico.
Tradicionalmente, o equilíbrio da vida pessoal e profissional recai mais sobre as mulheres do que sobre os homens. Como é que enfrenta este desafio?
O desafio é conjunto: o equilíbrio da vida pessoal e profissional não é uma tarefa individual.
Qual o melhor conselho profissional que recebeu e qual o conselho que daria a jovens mulheres que se preparam para iniciar a sua vida profissional?
Acredito que para uma carreira profissional de sucesso, atualmente não basta uma formação académica. Há outros fatores que nos definem e que são diferenciadores num mercado global de trabalho, como por exemplo experiências de trabalho e sorte de nos cruzarmos com pessoas/mentores com quem gostamos de trabalhar, admiramos e podemos acima de tudo aprender.
Para além disso é essencial ter uma ideia clara de objetivos e metas profissionais, identificar o que são as nossas aspirações a curto e médio prazo e criar um plano de ação a partir dai. Ter espírito aberto para uma constante aprendizagem para nos mantermos atualizados sobre as tendências na área onde atuamos é essencial. Não menos importante, apontaria ainda a resiliência e a capacidade de nos adaptarmos à mudança como outros fatores fundamentais que irão ajudar qualquer jovem a superar obstáculos e a alcançar os seus objetivos profissionais.
Se pudesse jantar com uma mulher que a inspira, seja figura histórica ou atual, quem escolheria e porquê?
Nenhuma em específico e todas!
São muitas as mulheres que me inspiram! A maioria mulheres incógnitas que tenho a sorte de conhecer, outras vezes de ler sobre elas ou viver com elas momentos de partilha e experiências de vida que são verdadeiras inspirações e força. Guardo muito bem essa energia como fonte de inspiração.