Patricia Marinho, Voltalia

Nome: Patricia Meireles Marinho
Idade: 45 anos
Profissão: Quality Manager
Empresa: Voltalia
Cargo: Quality Manager
Formação Académica: Licenciatura Pré-Bolonha em Engenharia de Gestão Industrial pela Universidade do Minho. Pós-gradução em Sistemas de gestão integrados Qualidade ambiente e segurança.

O que é que a fascina na área tecnológica?
Tecnologia para mim significa “Futuro hoje” e acredito que a mesma se traduz  numa constante descoberta e aprendizagem por soluções que trazem ao ser humano a sustentabilidade do planeta com alto grau de qualidade de vida. Algo mais fascinante?

Numa sociedade que enfrenta mudanças relativas à sustentabilidade e à transição energética, a perspetiva da mulher pode acelerar estes processos?
Certamente tendo a mulher uma representação forte nos âmbitos educativos, de liderança e de espectro politico faz com que a sua representatividade possa influenciar gerações espelho como modelos a seguir.

O que é que, no seu entender, pode ser feito para aumentar a representatividade feminina em cargos de liderança em profissões nas áreas de ciência, engenharia e tecnologia? 
Acredito que naturalmente esta representatividade está a aumentar por mérito e evolução das sociedades e que, seguindo esta tendência natural, teremos no futuro sem “artimanhas específicas” , uma representatividade mais equitativa.

Tradicionalmente, o equilíbrio da vida pessoal e profissional recai mais sobre as mulheres do que sobre os homens. Como é que enfrenta este desafio?
Posso dizer que tenho enfrentado este desafio de forma positiva.  Do meu ponto de vista ajuda-me a ser organizada e focada com as agendas pessoais e profissionais e ter a consciência que temos de escolher e priorizar o que é mais importante.  Não é de todo uma tarefa leve, mas com o parceiro certo ao nosso lado tudo se consegue.  

Qual o melhor conselho profissional que recebeu e qual o conselho que daria a jovens mulheres que se preparam para iniciar a sua vida profissional?
O melhor conselho profissional que recebi foi a de ser a melhor versão de mim em todos os dias no meu trabalho, fosse qual fosse o cargo que ocupava.

Conselho para iniciar a vida profissional: fomentar o trabalho de equipa e não ter pressa de brilhar. Questionar, ser bom ouvinte e partilhar conhecimento leva ao crescimento das equipas e ao nosso também.

Se pudesse jantar com uma mulher que a inspira, seja figura histórica ou atual, quem escolheria e porquê?
Escolheria a Michelle Obama. Para mim é uma personalidade inspiradora pelos valores em que acredita e que consegue transmitir. Tal como a mesma diz “Ser uma pessoa de sucesso não é ser imponente, é ser inspirador”.

Imagem de destaque gerada pelo sistema de inteligência artificial DALL-E
Artigo anterior“As mulheres devem ser mais ativas na defesa dos seus direitos enquanto profissionais”
Próximo artigoAumento de custos de utilização leva portugueses a abdicarem de andar de automóvel