A tecnologia como forma de tornar a vida mais eficiente é um dos eixos das cidades inteligentes.

A portuguesa Sensei, especializada em tecnologia para lojas autónomas, abriu em Lisboa o “Dojo”, apresentado como o mais sofisticado espaço de retalho autónomo na Europa.

Criado em parceria com a Hewlett Packard Enterprise (HPE), as instalações de 500 metros quadrados pretendem ser um laboratório para o desenvolvimento de lojas autónomas. Neste momento, a loja não é aberta ao público em geral, mas exclusiva para apresentações para os vários clientes, comunidades, investidores e parceiros.

Este novo espaço é o “state of the art” do retalho futuro e demonstra que a tecnologia desenvolvida pela Sensei é escalável e está preparada para qualquer dimensão de um espaço de retalho, do supermercado de rua com 150m2 ao hipermercado com mais de 1500m2.

O “Dojo” da Sensei recria as características que são frequentemente encontradas em supermercados de grandes dimensões em todo o mundo, para que, de forma rigorosa, se possa testar e demonstrar novas tecnologias de retalho autónomo, num ambiente o mais real possível. Estes novos recursos incluem entrada e saída sem portas, terminal de pagamento automático com cartão e rastreamento automatizado de produtos, suportado por balcões assistidos, e corredores de produtos frescos e congelados.

O”‘Dojo” está equipado com os servidores HPE ProLiant, que fornecem competências de computação de confiança, seguras e aceleradas, para garantir que os modelos de Inteligência Artificial (IA) da Sensei possam processar grandes quantidades de dados de forma acessível e rápida.

A Sensei está a digitalizar as operações de supermercados em loja, melhorando a eficiência e proporcionando uma experiência de compra simplificada, ao remover o checkout.

A sua tecnologia já suportou o lançamento de lojas autónomas na Europa e América do Sul, com a utilização de visão computacional avançada, sensores inteligentes e IA para o rastreamento e pagamento de produtos que são recolhidos em loja.  

A tecnologia da Sensei utiliza visão computacional e sensores, para reconhecer automaticamente todos os produtos e interações com o consumidor. Assim, os retalhistas podem rastrear o inventário em tempo real e aceder a insights relevantes, para otimizarem as suas operações e produtos, e aumentarem as vendas e a satisfação do cliente.

Vasco Portugal, CEO e co-fundador da Sensei, comenta: “O Dojo da Sensei é um grande passo no desenvolvimento das lojas autónomas, e um grande passo para a transformação do retalho. Estas instalações inovadoras provam que a tecnologia para lojas autónomas pode responder às características do formato de grandes lojas, e demonstra como serão as compras em supermercados para milhões de pessoas a nível global dentro dos próximos cinco anos.”

Phil Cutrone, senior vice president and general manager of Service Providers, OEM and Major Accounts da HPE, refere que “a Sensei está a transformar o retalho com inteligência artificial de ponta, para proporcionar uma experiência de compra consistente com operações otimizadas. É com muito entusiasmo que desempenhamos um papel estratégico, ao equipar o Dojo da Sensei com os servidores HPE ProLiant, que proporcionam uma fundação ideal para cargas de trabalho críticas, como capacitar as inovações de próxima geração em IA e machine learning, como resultado do alto desempenho, segurança e confiança da plataforma. Juntas, a Sensei e a HPE estão a entregar inovação de classe mundial ao retalho, a melhorar a experiência do consumidor e a desbloquear novas fontes de dados.”

Artigo anteriorChineses com projeto de mega fábrica de baterias para Sines
Próximo artigoOney Bank apresenta crédito de energias renováveis