A Kia revelou hoje as imagens finais do design do novo EV9, o seu primeiro SUV topo de gama com três filas de bancos. Depois do concept EV9 ter sido mostrada em Los angeles em 2021, a versão final do EV9 terá a sua apresentação mundial agendada para finais de março.

Orientados pela filosofia de design da marca coreana apelidada de “Opposites United”, o EV9 tem uma secção dianteira caracterizada por linhas e superfícies da carroçaria simples e vincadas, de aparência visionária e poligonal.

Os puxadores das portas embutidos e a linha de tejadilho afunilada para trás dão uma sensação de movimento.

Na secção traseira, as linhas simples e limpas da porta da bagageira, detalhadas pelas luzes traseiras finas que refletem o design dos faróis dianteiros, evidenciam a postura do EV9.

A segunda fila de assentos pode ser girada 180 graus para criar uma “sala” com os passageiros da terceira fila.

Graças à construção com base na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da Kia, a longa distância entre eixos, a linha de cintura baixa e a arquitetura totalmente plana do EV9 facilitaram a criação de um espaço amplo para todos os passageiros, com um formato de tipo lounge nas três filas de bancos. A Kia afirma ter ouvido o feedback das famílias para avaliar as configurações – de seis ou sete lugares – e as características dos bancos para garantir idêntico espaço, conforto e experiência para todos os ocupantes, em detrimento de colocar todo o foco no condutor.

Atendendo a isso, os passageiros sentados nos bancos das primeira e segunda filas podem recliná-los simultaneamente para relaxar e descansar quando o EV9 estiver a carregar a bateria.

Os bancos da segunda fila podem ser rodados 180 graus, para que os ocupantes possam interagir com os passageiros da terceira fila.

Os bancos da última fila incluem suportes para copos e pontos de carregamento para dispositivos móveis.

O EV9 chega ao mercado português no final de 2023.

O habitáculo do EV9 apresenta um design simples, mas sofisticado e de qualidade premium. O painel de instrumentos panorâmico e flutuante estende-se do volante até o centro. Dois ecrãs táteis de 12,3 polegadas, integrados com um visor segmentado de 5 polegadas, melhoram a experiência digital, permitindo comandar facilmente as funções do veículo e reduzindo ao mínimo os botões físicos.

Por baixo do ecrã de alta-definição do sistema audiovisual, de navegação e telemática (AVNT), encontram-se vários botões táteis ocultos, para comandar as principais funções do AVNT e da climatização. O construtor refere que, no final do corrente mês, com a apresentação mundial, serão divulgadas todas as informações sobre o produto.

Artigo anterior1 em cada 6 ligeiros de passageiros que se vendem em Portugal já é 100% elétrico
Próximo artigoADP Fertilizantes lança novo negócio de produtos biotecnológicos