O Automóvel Clube de Portugal (ACP) realizou um estudo, “Mobilidade Elétrica em Portugal”, em que traça um retrato ao tipo de utilizadores de veículo elétrico e ao tipo de utilização dado às viaturas elétricas.

Fazemos um apanhado das principais conclusões:

  • Apenas 2% dos portugueses têm automóvel elétrico.
  • Proprietários de veículos elétricos são sobretudo homens, mais velhos, da região centro e da classe alta (A/B)
  • No que se refere à idade do veículo, 86% são viaturas com menos de cinco anos.
  • Cerca de 77% dos inquiridos são responsáveis pelo carregamento e também pelo pagamento das despesas do veículo elétrico.
  • A maioria dos inquiridos faz, em média, mais de 400 km por mês e carrega o veículo entre uma a três vezes por semana.
  • No que se refere aos gastos, mais de metade (54%) desembolsam sete euros por carregamento em casa e 58% gastam 50 euros mensais.
  • A bateria de um em cada três automóveis elétricos tem capacidade entre 40 kWh e 70 kWh.
  • Por sua vez, 30% afirmaram que a bateria do carregador interno tem uma capacidade entre sete KWh e 22 KWh.
  • 43% dos EV detidos por estes proprietários possuem uma autonomia entre os 150 km e os 300 km e 56% demora mais de três horas a carregar.
  • A maioria (63%) defendeu ainda ser possível comprar um carro elétrico até 40.000 euros, mas apontou 30.000 euros (55%) como teto máximo “para assumir a probabilidade de compra”.
  • O carregamento dos automóveis elétrico é feito, com mais frequência, em casa, seguindo-se os postos públicos e, por último, o trabalho.
  • Os consumidores optam por locais com o preço mais baixo (75%), com melhor localização (67%) ou pelos que dispõe de carregadores com mais potência (54%).
  • Por zona, o Alentejo é a zona mais difícil para encontrar um posto de carregamento (25%).
  • A EDP (38%) e a Galp Electric (19%) são os Comercializadores de Eletricidade para Mobilidade Elétrica (CEME) mais utilizados.
  • Entre os que não têm veículo elétrico, o preço ainda continua a ser um constrangimento apontado nesta investigação. Para 63%, é possível comprar um carro elétrico até 40.000€, mas 55% também aponta um teto máximo de 30.000€ para assumir a probabilidade de compra.
  • 52% dos inquiridos sentir-se-ia mais confortável se os veículos elétricos tivessem uma autonomia superior a 401 km.
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