O transporte de medicamentos obedece a normas específicas – 2013/C 343/01 GDP -, a fim de assegurar, continuamente, a qualidade dos medicamentos.
De acordo com este regulamento, os medicamentos devem ser transportados num veículo cujo espaço de carga esteja climatizado entre 15 e 25 graus Celsius.
Sabendo-se que a autonomia dos veículos elétricos está diretamente relacionada com os dispêndios energéticos, será um comercial capaz de executar, sem problemas de autonomia, o transporte de medicamentos?
A resposta é: sim. O Opel Vivaro-e e o Opel Vivaro-e Hydrogen foram recentemente incorporados na frota da cooperativa farmacêutica Noweda em Essen, na Alemanha.
Os furgões alimentados a bateria e equipados com pilha de combustível de hidrogénio estão atualmente a provar a sua aptidão para o uso diário na empresa farmacêutica grossista ao entregar produtos sensíveis, tais como medicamentos, e a demonstrar que cumprem os requisitos das Boas Práticas de Distribuição da UE (GPD).
Joachim Glass, Key Account Manager para conversões de veículos comerciais Opel e soluções especiais, refere que “a Noweda vê a tecnologia do hidrogénio e da pilha de combustível como uma oportunidade promissora para tornar a sua frota de veículos mais sustentável e ecológica. O nosso trabalho é poder oferecer soluções adequadas com os nossos furgões e com o contributo comprovado e testado dos parceiros ideais”.
Para poder fazer face às tarefas diárias, são necessários veículos que, como o Opel Vivaro-e, possam percorrer até 328 km, bem como como o Vivaro-e Hydrogen que pode cobrir até 400 km – de acordo com o ciclo WLTP – sem emissões locais entre paragens para carregamento ou abastecimento. Por outro lado, precisam de satisfazer as complexas exigências colocadas aos bens sensíveis, especialmente na área de carga. É aqui que entram em jogo os especialistas certificados em conversões Fahrzeugbau Dülmer e CSA ClimaVan Solutions Automotive.
Conversão de Vivaro-e Hydrogen
Para o Opel Vivaro-e Hydrogen, a CSA ClimaVan Solutions Automotive assumiu a conversão para o transporte de medicamentos.
Os especialistas instalaram primeiro uma unidade de arrefecimento e aquecimento por eles desenvolvida sob o tejadilho do compartimento de carga, perto da cabina do condutor; as mangueiras e cabos de abastecimento estão, na sua maioria, protegidos por painéis. De acordo com a norma GDP, o compressor do fluido refrigerante para a operação de arrefecimento e aquecimento não deve ser acionado pelo motor elétrico do veículo em viaturas alimentadas a baterias elétricas ou a hidrogénio, mas deve ser alimentado por baterias separadas que podem ser carregadas a partir do exterior. Esta medida também já foi implementada. A solução CSA é aquecida com ar.
O controlador e a bateria independente estão localizados nos arcos de rodas alargados do Vivaro-e Hydrogen convertido. A unidade de controlo para a regulação da temperatura no compartimento de carga está localizada no lado esquerdo do painel de bordo. Além disso, o compressor, condensador e secador estão todos colocados no local da roda suplente. A fim de poupar peso e manter o volume total de carga, a CSA não cobriu a divisória na parte de trás da cabina do condutor. Na própria área de carga, materiais antiderrapantes garantem que as mercadorias são transportadas em segurança.
Conversão de Vivaro-e
No Opel Vivaro-e convertido pela Fahrzeugbau Dülmer também são utilizados materiais antiderrapantes e métodos de construção leves de alta resistência no compartimento de carga. Neste exemplar, o isolamento total das paredes laterais e da divisória mantêm a temperatura desejada do compartimento de carga durante mais tempo. As superfícies lisas das paredes tornam mais fácil o transporte de recipientes de medicamentos empilháveis.
No Vivaro-e, elétrico a bateria, a unidade de refrigeração e aquecimento da Webasto é também instalada no tejadilho do compartimento de carga com o compressor, condensador e secador localizado no espaço da roda suplente. Já o sistema de aquecimento de água está posicionado debaixo do piso.
Com a solução da Dülmer, a bateria independente e o controlo estão alojados numa caixa atrás do banco do condutor, na área de carga. A temperatura do compartimento de carga pode ser regulada através de uma unidade de controlo na consola central.