A Volkswagen revelou um protótipo, o concept ID. 2all, que é um primeiro vislumbre de um novo modelo totalmente elétrico que deverá designar-se ID.2 e irá custar menos de 25.000 euros.

Este veículo tem um motor elétrico, tração dianteira, autonomia até 450 km, tecnologias como Travel Assist, a IQ.Lilght ou Electric Vehicle Route Planner, bem como uma nova linguagem de design Volkswagen.

O concept ID. 2all foi concebido por Andreas Mindt, que assumiu o cargo de novo Diretor de Design da Volkswagen a 1 de fevereiro de 2023.

A versão de produção será baseada na plataforma MEB Entry e é um dos dez novos modelos elétricos que a Volkswagen irá lançar até 2026.

Em termos de calendário, o fabricante irá apresentar a versão de produção do ID. 2all para o mercado europeu em 2025.

O desenvolvimento do ID. 2all baseia-se na mais recente evolução da plataforma modular de propulsão elétrica (MEB).

Kai Grünitz, Membro do Conselho de Administração da Marca responsável pelo Desenvolvimento, explica que “o ID. 2all será o primeiro veículo MEB com tração às rodas dianteiras. Estamos a explorar a grande flexibilidade oferecida pela nossa plataforma modular de propulsão elétrica (MEB) e iremos estabelecer novos padrões em termos de tecnologia e usabilidade no quotidiano com a plataforma MEB Entry”.

Dados técnicos do Volkswagen Concept ID. 2all
PropulsãoMEB Entry, tração dianteira
Potência166 kW / 226 cv
Autonomiaaprox. 450 km (WLTP)
Tempo de carregamento10 a 80% em aprox. 20 minutos
0-100 km/h< 7 s
Velocidade máxima160 km/h
Comprimento4.050 mm
Largura1.812 mm
Altura1.530 mm
Distância entre eixos2.600 mm
Bagageira490 a 1.330 l
Pneus225/40 R20

Com a versão evoluída MEB Entry da plataforma, o ID. 2all dispõe de um motor elétrico com uma potência de 166 kW/226 cv, permitindo ao veículo acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos.

Nas estações de carregamento rápido DC, a bateria pode ser carregada de 10 a 80 por cento em 20 minutos. A bateria pode ser carregada em casa ou em pontos de carregamento públicos AC até uma potência de 11 kW.

A Volkswagen refere que o interior possui um sistema de infotainment intuitivo com controlo de volume clássico e comandos de ar condicionado em separado. O volume de armazenamento varia entre os 490 e os 1.330 litros, mais do que o oferecido em classes superiores de veículos.

o ID. 2all será tão espaçoso como um Golf e tão barato como um Polo

O concept ID. 2all apresenta um ecrã tátil (diagonal: 32,7 cm / 12,9 polegadas) do sistema de infotainment com uma nova estrutura de menu. Por baixo deste ecrã, existe um novo painel de controlo do ar condicionado em separado, recentemente desenvolvido.

As principais funções do ar condicionado são aqui controladas através de botões iluminados.

Ao centro do painel de controlo do ar condicionado existe um pequeno botão rotativo para ajustar o volume do sistema de infotainment.
Localizados num nível inferior encontram-se dois grandes interfaces de carregamento indutivo para smartphones.

Aceleração da ofensiva elétrica: dez novos modelos elétricos até 2026
A versão de produção do ID. 2all é um dos dez novos modelos elétricos que serão lançados pela Volkswagen até 2026. Só este ano será introduzido o novo ID.3, o ID. Buzz com longa distância entre eixos e a berlina ID.7. Seguir-se-á um SUV elétrico compacto em 2026 e a Volkswagen está também a trabalhar num automóvel elétrico com um preço inferior a 20.000 euros.

Artigo anteriorTransporte refrigerado em EV sem perda de autonomia
Próximo artigoAcordo de colaboração H2Accelerate vai adquirir 150 camiões a hidrogénio