A Helexia acaba de lançar o seu novo site que, sob o propósito da descarbonização, utiliza o conceito Sustainable Web Design.

O que significa Sustainable Web Design?

“O site foi produzido de forma a consumir o menos energia possível, mede automaticamente os consumos na sua navegação e no final de cada ano a Helexia compromete-se a compensar o CO2 emitido na sua utilização”, refere a empresa.

O alojamento do site é também assegurado num datacenter que utiliza energia verde.

“Trata-se de um site ambientalmente responsável e eficiente. Sendo o digital, principalmente o website, uma ferramenta importante no nosso negócio, tem de estar de acordo com o nosso propósito, razão pela qual lançamos um ‘website descarbonizado para descarbonizar’, refere João Guerra, diretor de Marketing e Comunicação da Helexia Portugal.

Como é que chegamos a um site descarbonizado?

O site foi desenvolvido em parceria com a Active Media de acordo com os princípios de “sustainability web design” – uma abordagem sustentável que visa projetar serviços na Web que colocam as pessoas e o planeta em primeiro lugar. Oferece produtos e serviços digitais que respeitam os princípios do Sustainable Web Manifesto: clean, efficient, open, honest, regenerative, and resilient.

Os sites podem consumir uma quantidade significativa de energia, tanto em termos de energia utilizada pelos dispositivos a que acedem, como pela usada para hospedar o próprio site.

Esta plataforma foi concebida de forma a ter um menor consumo e como tal a pegada de carbono emitida é também menor. O alojamento é assegurado por um datacenter que recorre a energia verde. Adicionalmente são medidas as emissões geradas pelas visitas e navegações e no final do ano, a Helexia compromete-se a compensar essas emissões. Nesse sentido a Helexia garante navegações net-zero.

Comparando o site atual com o anterior

Feito comVisme

O antigo site da Helexia produzia num ano, com 100.000 pageviews mensais, 2,8 ton/CO2. Equivalia ao que 130 árvores absorvem num ano. O atual site da Helexia para os mesmos acessos mensais, produz 0,9 ton/CO2. Equivale ao que 50 árvores absorvem num ano.
Temos, portanto, uma redução 32% de emissões de CO2.

“Sendo a Helexia uma empresa que incentiva o uso de energia verde e a otimização do consumo de energia, fazia sentido olhar para a vertente digital do nosso negócio. A descarbonização do setor digital é uma parte importante da transição para uma economia de baixo carbono e a Helexia quer dar o exemplo”, declara Luís Pinho, CEO da Helexia Portugal.

João Guerra acrescenta que apesar de descarbonizar não ser fácil, “é necessário”. João Guerra salienta que “ainda vamos a tempo, mas é imperativo agir de forma ambiciosa. Temos de continuar a aumentar a utilização de fontes de energia renováveis e apostar significativamente na eficiência energética e gestão de energia, pois sem conhecer e medir, não é possível atuar e melhorar.”

E continua: “O propósito da Helexia é ajudar as empresas a descarbonizar, caminhar no sentido de se tornarem NET ZERO, ou seja, a equilibrarem a quantidade de carbono que emitem com a quantidade de carbono que removem ou evitam emitir. Na nossa perspetiva este caminho tem de ser percorrido considerando dois eixos, o económico e o ecológico, que significa reduzir custos por um lado e em paralelo diminuir o impacto no planeta. A nossa presença digital tem de estar de acordo com estes princípios”.

Artigo anteriorOs problemas críticos da floresta em Portugal
Próximo artigoQueima de biomassa florestal tem impacto no clima e ambiente