Numa transmissão bastante criativa conduzida pela aventureira de viagens Lexie Alford (ver caixa), através do YouTube, que foi muito para lá do cliché habitual de oradores a falarem, a Ford desvendou esta terça-feira o novo Explorer 100% elétrico, um crossover médio para cinco lugares, desenvolvido e construído na Alemanha.
Para ajudar a demonstrar as capacidades do Explorer, a Ford juntou-se à aventureira influencer de viagens Lexie Alford – conhecida de milhões como “Lexie Limitless” (“Lexie Sem Limites”) e a mais jovem pessoa a ter visitado todos os países do planeta – para uma expedição global no novo Explorer 100 por cento elétrico. Inspirando-se numa outra antiga exploradora, de seu nome Aloha Wanderwell e que há 100 anos estabeleceu um recorde numa viagem à volta ao mundo, patrocinada pela Ford, ao volante de um Model T, Leslie irá liderar uma expedição à volta do mundo, que arrancará no final do presente ano.
O novo Explorer 100% elétrico é o primeiro modelo elétrico da companhia a ser construído em escala no novo centro de veículos elétricos da Ford Colónia, na Alemanha.
Este também é o primeiro modelo da Ford a ser desenvolvido com base na plataforma Volkswagen MEB, ou seja, a mesma que a do ID.4.
Exterior
O Ford Explorer mede 4,46 metros de comprimento, 1,87 de largura e 1,60 metros de altura.
A bagageira mede 470 litros, mas com os bancos rebatidos o espaço disponível pode chegar a 1400 litros.
O crossover estará disponível em seis cores diferentes, incluindo dois novos tons chamados Arctic Blue e Blue My Mind. As opções de jantes serão três: 19, 20 ou 21 polegadas.
Duas versões e três motorizções
O novo Ford elétrico estará disponível em duas versões: Explorer e Explorer Premium, este último equipado com teto panorâmico. Estarão disponíveis três opções de motorização, com potências equivalentes a 186 cv (tração traseira), 282 cv (tração traseira) ou 335 cv (tração integral).
Autonomia
Sobre a autonomia, a Ford calcula que poderá ficar em torno de 500 km no ciclo WLTP. De qualquer forma, ainda não foi revelado quais serão as opções de bateria disponíveis. O que a marca avançou é que o veículo conseguirá recarregar de 10 a 80% em apenas 25 minutos.
Interior
Num interior com ar premium, destaca-se o ecrã central de 15 polegadas que pode ser deslizado para cima ou para baixo para descobrir ou tapar um compartimento para pequenos objetos.
Também sobressai na zona dianteira do habitáculo uma barra de som, cujo design confere ao tablier um aspeto mais sofisticado. Trata-se de um sistema de áudio de 7 colunas.
Os assentos são feitos de couro vegan e apresentam um design de peça única, pelo que o encosto de cabeça está integrado. Além disso, são aquecidos e têm função de massagem, características que estão incluídas de série.
O sistema SYNC Move permite compatibilidade sem fios com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay.
Quanto vai custar?
O novo Explorer 100% elétrico pode ser encomendado a partir do final do presente ano, com preços antecipados abaixo dos €45.000 (os preços finais serão dados a conhecer em setembro). As pré-reservas encontram-se já abertas nos portais oficiais da Ford de toda a Europa.
A chegada aos stands acontecerá a partir do início de 2024
Test-drive virtual
A partir de hoje, os clientes podem realizar testdrives virtuais com o Explorer elétrico por uma variedade de ambientes de condução, a partir de um computador ou dispositivo móvel.