A Schneider Electric, especialistas em gestão e automação da energia, começou a construir a sua nova fábrica inteligente em Dunavecse, na Hungria. Com um investimento previsto de 40 milhões de euros, a nova instalação terá 25.000m2 e contará com 500 colaboradores.

Esta fábrica irá produzir quadros elétricos primários e secundários, armários e componentes de baixa tensão, e ainda a gama de celas de média tensão de última geração AirSeT, livre de SF6 – e tudo isto fabricado sob medida, de acordo com as especificações individuais de cada cliente. Contudo, não é aquilo que fabricará que torna esta unidade especial, mas sim o modo como vai fabricar.

Desde o primeiro dia de produção, previsto para 2024, a fábrica será net-zero, operando com zero emissões líquidas de carbono.

A instalação será alimentada por energia geotérmica e painéis solares instalados no telhado, e as soluções de gestão de energia EcoStruxure da Schneider Electric vão maximizar a sua eficiência energética.

Para além disso, a instalação contará com estações de carregamento para 30 automóveis elétricos e 25 bicicletas elétricas;

Será aproveitada a água da chuva para utilização nas casas de banho e rega.

A Schneider Electric instalará sensores nos escritórios, salas de reuniões, vestiários e casas de banho, para controlar a iluminação e o ar condicionado e reduzir o desperdício de energia;

A fábrica terá ainda câmaras de vácuo para evitar a perda de calor nos locais de estacionamento de camiões e na entrada.

“A nova fábrica inteligente é um exemplo de como estamos a reforçar a nossa capacidade para dar resposta ao aumento da procura, à medida que a Europa acelera a transição energética e fortalece a sua independência energética”, afirma Frederic Godemel, Executive Vice President, Power Systems & Services da Schneider Electric.

Artigo anteriorMercedes-Benz Portugal faz acordo com Iberdrola para fornecimento e instalação de Wallboxs privadas
Próximo artigoCentro Comercial Colombo cria parque para bicicletas e trotinetes