Usando a tecnologia hidrofólio para reduzir o consumo de energia, a sueca Candela vai fazer a estreia do seu mais recente barco C-8, no Palma International Boat Show de 27 a 30 de abril.

Com uma bateria de 69 kWh, assegurada pelo fabricante de carros elétricos Polestar, o Candela C-8 tem um alcance de 57 milhas náuticas (cerca de 105 km) a uma velocidade de 22 nós (40 km/h), permitindo “um dia inteiro de cruzeiro em torno sem ter que recarregar a bateria”, refere a marca.

Bateria da Polestar

O Candela C-8 “voa” acima das ondas em hidrofólios guiados por computador – um computador controla esse voo para manter a estabilidade da embarcação.

Ao atingir 16 nós (cerca de 30 km/h), o casco sai da água e o consumo de energia é reduzido em 80%.

O passeio de barco torna-se mais suave e silencioso, deixando para trás as ondas esburacadas e o barulho da água contra o casco. Para atracar ou rebocar o C-8, basta premir um comando no ecrã para retrair o sistema de lâminas para dentro do casco.

O Candela C-8 está disponível em diferentes versões de layout. O daycruiser apresenta uma cabine frontal com uma configuração opcional Hard-top ou T-Top. A Candela também lançou recentemente o C-8 CC, uma versão do Console Central. O Candela C-8 CC pode acomodar até oito pessoas sentadas voltadas para a frente durante o foiling.

Ao chegar ao seu destino, os sofás da popa podem ser usados para criar um espaço de jantar em torno de uma mesa para seis pessoas ou transformados numa espreguiçadeira com cerca de 3 metros de comprimento.

A área da proa possui uma cabeceira fechada, sofás, espaço de armazenamento e um molinete elétrico opcional que pode ser controlado no ecrã.

Fabricados 100% em fibra de carbono, os C-8 CC e DC têm um preço de comercialização de €330.000 sem IVA e vêm com um ecrã de navegação de 15,4″.

A Candela Technology AB, sediada em Estocolmo, desenvolve embarcações elétricas hidrodinâmicas. A empresa foi fundada em 2014 pelo engenheiro e líder empresarial Gustav Hasselskog com a missão de acelerar a transição mundial para lagos e oceanos sem combustível fóssil, desenvolvendo embarcações elétricas que superem as que são movidas a combustíveis fósseis.

Após cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, a Candela começou a produzir o primeiro barco elétrico de hidrofólio do mundo em 2019, o Candela C-7 “roadster dos mares”. Seguiu-se em 2021 a revelação do Candela C-8, que será entregue aos primeiros clientes na primavera de 2023. Mais de 150 unidades C-8 foram vendidas até ao momento.

Em 2023, a Candela lançará a sua primeira embarcação comercial, a Candela P-12 Shuttle. Ele está prestes a estabelecer vários recordes mundiais por ser o navio elétrico mais rápido e de maior autonomia já construído, com velocidade máxima de 30 nós (55 km/h) e alcance de até 60 milhas náuticas (110 km). A primeira unidade é água lançada durante o verão de 2023.

Flying electric ferry Candela P-12 Shuttle seen in first images
Candela P-12 Shuttle
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