A equipa Michal Žďárský/Jakub Nabelek, em Hyundai, venceu a edição 2023 do “Oeiras EcoRally – Portugal”, a prova portuguesa do Campeonato FIA de Novas Energias –“Bridgestone FIA ecoRally Cup” – e primeira etapa do “Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio”.

1º classificado: Michal Žďárský/Jakub Nabelek,

Numa prova extremamente disputada, apenas nos últimos troços, percorridos na zona da Arrábida/Palmela, e no somatório dos pontos obtidos da conjugação entre as componentes regularidade e eficiência energética, é que a equipa Chéquia assumiu a liderança.

E para se apurar os restantes lugares do pódio, a indecisão foi enorme, tal a proximidade das equipas, tendo, inclusive, sido divulgadas duas classificações finais provisórias, as quais seriam diferentes da classificação final definitiva.

Nessa classificação final definitiva, que conjugou as prestações de regularidade e consumo de energia, os restantes lugares do pódio foram ocupados pelos portugueses Pedro Morais/Sílvia Coutinho (2º), em Hyundai e, em terceiro lugar ficou outra equipa portuguesa (esta apoiada pelo Welectric), a dupla Nuno Serrano/Alexandre Berardo, em Kia.

Numa prova com vários concorrentes estrangeiros de renome, dado que esta era uma competição que contava para o Campeonato da modalidade da FIA, os portugueses estiveram em excelente plano.

Para além do segundo e terceiros lugares alcançados, respetivamente, pelas equipas Pedro Morais/Sílvia Coutinho e Nuno Serrano/Alexandre Berardo, houve ainda outras prestações que sobressaíram, designadamente as de João Gonçalves/Pedro Condessa, em BMW, que terminou em sétimo lugar a classificação geral combinada, Luis Teixeira/Natércia Costa (8º) e Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo (10º).

o “Top 10” contou com cinco equipas portuguesas.

Destaque ainda para Ana Patrícia Faria/Ana Rita Nepomuceno, em Hyundai, que venceram a competição feminina.

Na sub-classificação de regularidade, a que corresponde o BYRD TROPHY, os vencedores foram a dupla Eneko Conde/Lukas Sergnese, seguidos por Pedro Morais/Sílvia Coutinho e Michal Žďárský/Jakub Nabelek. 

Uma vez que o Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, contempla exclusivamente a componente regularidade, as equipas que assumem os três primeiros lugares do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio são: Pedro Morais/Sílvia Coutinho, Nuno Serrano/Alexandre Berardo e Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo. Esta é a classificação do Campeonato português.

Quanto à “Energy Performance” – ENLITEN TROPHY (Bridgestone), os três primeiros lugares foram ocupados por Michal Žďárský/Jakub Nabelek, em Hyundai, João Gonçalves/Pedro Condessa, em BMW, e Luís Teixeira/Natércia Costa, em Kia.

A edição 2023 do “Oeiras EcoRally”, que contou uma vez mais com o patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras, corresponde à primeira etapa do “Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO”. 

Isaltino Morais (Presidente da Câmara de Oeiras) e Carlos Ferraz (Prio)

Com um percurso que ultrapassou os 400 km, dos quais mais de 200 km em especiais de regularidade, o Oeiras Eco Rally terminou na segunda-feira, dia 1 de maio, com uma prova extracampeonato, a “Prio Street Stage”, disputada na marginal de Oeiras, com partida junto às bombas de combustível da Prio, frente à praia de Sto. Amaro.

Esta 6ª. edição do Oeiras EcoRally para além de ter sido disputada já nos novos moldes emanados pela FIA para o Campeonato de 2023, e que dão especial ênfase à eficiência energética, contou também com a atribuição de novos troféus.

Novos troféus

Para além dos habituais prémios a distinguir os três primeiros classificados, tanto masculino, como femininos, e aos vencedores da “Prio Street Stage”, foi atribuído também o BYRD TROPHY para a melhor equipa em Regularidade e o ENLITEN TROPHY (Bridgestone) para a dupla melhor classificada na competição em “Energy Performance”.

Disputado na modalidade de Regularidade, o “Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO” é o único em Portugal que recorre às energias alternativas e conta, mais uma vez, com o patrocínio global da PRIO, que dá o naming ao campeonato. 

O campeonato é organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e tem como promotor global o Classic Clube de Portugal (CCP).

A próxima prova do “Campeonato Nacional de Novas Energias- Prio 2023” será o Gaia Eco Rally, a disputar nas estradas do Concelho de Vila Nova de Gaia, de 9 a 11 de junho.

Fotos: Bernardo Lúcio

Artigo anteriorTróia Design Hotel recebe certificação Biosphere Sustainable
Próximo artigoGlobo terá de triplicar capacidade de renováveis até 2030