A Omexom, marca da VINCI Energies, especializada nas atividades de produção, transporte e distribuição de energia, assinou um contrato de EPC (Engineering, Procurement and Construction) com a Finerge para a construção de uma central solar fotovoltaica com capacidade de 12 MWp, incluindo ligação à rede, prevista para dezembro de 2023.

O projeto decorre em Montemor-o-Novo, distrito de Évora. Trata-se de uma central solar com uma área de 40 hectares. O contrato inclui a engenharia do projeto, procurement dos módulos, inversores, estruturas e restantes componentes, assim como a construção nas diversas especialidades, que serão executadas com os mais altos padrões de segurança, qualidade e ambientais. As obras estão em curso e terminarão em dezembro de 2023.

A Finerge é o segundo maior produtor de energia renovável em Portugal. Opera 70 centrais eólicas e 17 parques solares, em mais de 47 concelhos em Portugal e 3 províncias em Espanha.

Gonçalo Sampaio, Managing Diretor na Omexom Portugal, fiz que “este é mais um projeto que nos enche de orgulho no âmbito da agenda global da transição energética em curso. Poder alavancar as condições ótimas do nosso país para a produção de energia solar, colaborando com um player nacional de tamanha referência no setor das energias renováveis como a Finerge, é uma honra e um privilégio para a Omexom. Acreditamos que, projeto a projeto, estamos de facto a transformar a sustentabilidade energética do nosso país, na rota da energia verde”.

Em junho do ano passado, a Omexom assinou um contrato de EPC (Engineering, Procurement and Construction) com a RWE para a construção de uma central fotovoltaica com capacidade de 44 MWac (49 MWp) em Portugal. Essa central solar está localizada em Morgavel, Sines, numa área de cerca de 100 hectares, com a ligação à rede prevista para este 2023.

Leia também:

Artigo anteriorNovo Verde quer canal HoReCa a separar mais resíduos de embalagens
Próximo artigoMarques Soares reforça reflorestação da Mata Nacional do Bussaco com plantio de 372 árvores