A decorrer no Amoreiras Shopping Center, a exposição “Toy Stories” do artista plástico londrino Robert Bradford aborda o tema da reciclagem e dos resíduos, ao trazer esculturas e cheias de cor, criadas a partir de objetos de plástico descartados e reciclados, principalmente brinquedos, numa exposição inédita. Pela primeira vez em Portugal, este artista internacional apresenta uma escultura com cerca de 2 metros, concebida especificamente para esta mostra, inspirada num conhecido símbolo nacional – o Galo de Barcelos.

Estão patentes nesta exposição 14 obras de arte, das quais 11 serão esculturas coloridas e divertidas, criadas com ironia, energia positiva e com uma forte mensagem ambiental. Entre animais, anjos e soldados, nesta mostra encontram-se cães, macacos, cangurus e elefantes, entre outras peças, disponíveis para visita até 11 de junho.

O artista desenvolveu o seu próprio método de construção, onde utiliza uma variedade de brinquedos de plástico, como bonecas, carrinhos, peças de puzzle, entre outros, para criar esculturas únicas.

Algumas das suas obras contêm 3.000 peças de brinquedos e valem cerca de 20.000€. Relativamente ao Galo de Barcelos de Bradford, feito exclusivamente para esta exposição, foram utilizadas entre 1.500 a 2.000 peças de madeira e plástico, desde brinquedos, fichas de póquer, paus de gelado, entre outros objetos.

São, ainda, apresentadas três pinturas do artista da série “Trash Art”, resultado do seu trabalho mais recente de bidimensionalidade, integrando materiais reciclados, como desenhos reciclados recortados ou postais retro.

A exposição de Bradford no Amoreiras pretende incentivar o diálogo sobre questões importantes, como a sustentabilidade e o uso de materiais reciclados noutros formatos.

“Desta forma, enriquece a experiência cultural dos visitantes do shopping com uma exposição inédita no país, proporcionando uma oportunidade única de apreciar arte contemporânea de forma original e inovadora”, afirmam os responsáveis do espaço comercial.

Formado em pintura e mestre em cinema pela Royal College of Art, Robert Bradford é um artista britânico com 77 anos, que já trabalhou em áreas tão distintas como a saúde mental ou as artes cinematográficas.

O trabalho em arteterapia inspirou-o e deu-lhe uma nova perspetiva e visão de vida, o que o levou a reaproveitar brinquedos e resíduos, dando-lhes uma nova forma e significado. Este artista sempre gostou de utilizar materiais usados que têm a sua própria história, como livros, revistas, madeira velha, resíduos de árvores, entre outros, e os brinquedos acabaram por ser uma extensão disso, tendo sempre uma forte consciencialização da preservação ambiental. Quando, no seu estúdio, descobriu uma velha caixa de brinquedos e começou a juntá-los, iniciou o que viria a ser a sua atual exposição “Toy Stories”.

A par desta exposição, o Amoreiras Shopping Center decidiu abraçar uma iniciativa solidária com a mesma temática. Até 31 de maio, o shopping fará uma recolha de brinquedos, jogos e livros, em bom estado, para oferecer a crianças e jovens do Centro de Promoção Juvenil – Casa da Estrela. Os brinquedos poderão ser colocados no recetáculo instalado junto ao Balcão de Informações. A entrega dos bens recolhidos será feita no Dia Mundial da Criança, celebrado a 1 de junho.

Com a curadoria da State of the Art (SOTA), o Amoreiras Shopping Center “pretende cativar a atenção de todos os seus visitantes, não só através do impacto e deslumbramento destas obras, mas também pela sustentabilidade e consciência ambiental, apelando à reutilização dos brinquedos e ao consumo consciente e ecológico”.

Artigo anteriorLince-ibérico, uma espécie em risco que tem apenas 261 indivíduos em Portugal
Próximo artigoJá se venderam mais de 50% dos elétricos entregues em todo o ano de 2022