A Voltalia, empresa internacional de energias renováveis, anunciou a entrada em funcionamento da sua central elétrica de Sable Blanc, na Guiana Francesa, que combina a produção fotovoltaica, com uma capacidade de 5 megawatt, e o armazenamento em baterias, com uma capacidade de 10,6 megawatt-hora.

Desenvolvida inteiramente pela Voltalia, esta central elétrica mista de Sable Blanc beneficiará de um preço de venda garantido durante 20 anos. A capacidade de produção fotovoltaica cobrirá o equivalente às necessidades de eletricidade de 3.090 habitantes da Guiana Ocidental.

As baterias de iões de lítio permitem injetar a eletricidade produzida durante o dia após o cair da noite, melhorando assim a estabilidade da produção de eletricidade numa região que tem uma procura elevada. Estas baterias reforçam o complexo de armazenamento de Toco, que tem agora uma capacidade de 19 megawatt e 27 megawatt-hora.

Com uma forte presença na Guiana Francesa, a Voltalia opera atualmente centrais solares, hídricas, de biomassa e de armazenamento com uma capacidade combinada de 48 megawatt, cobrindo quase 10% do consumo da rede elétrica principal.

O Grupo Voltalia produz e vende eletricidade gerada a partir de instalações eólicas, solares, hidráulicas, de biomassa e de armazenamento que possui e explora. Tem uma capacidade de produção em funcionamento e em construção de mais de 2,6 GW e uma carteira de projetos em desenvolvimento que representam uma capacidade total de 14,2 GW.

Artigo anteriorParque eólico offshore flutuante vai ser instalado ao largo da costa da Andaluzia
Próximo artigoUVE quer reforço de incentivos para compra de veículos elétricos