A EDP, através da EDP Ventures, investiu cerca de 1,7 milhões de euros na Mixergy, uma startup britânica que desenvolveu uma solução inovadora que utiliza inteligência artificial para reduzir de forma significativa o custo com o aquecimento de água.

Recorrendo a técnicas de machine learning, a tecnologia presente na solução da Mixergy precisa de apenas duas semanas para analisar os padrões de consumo de cada família e passa a aquecer apenas a água necessária para o consumo daquela casa, da forma mais rentável possível em cada ocasião.

Como funciona o sistema?

De noite, utiliza a energia elétrica da rede para garantir a água quente suficiente para as necessidades da manhã.

Durante o dia, utiliza o excesso de produção solar disponível para aquecer a água para os consumos das horas seguintes, tornando este aquecimento grátis e maximizando os benefícios de uma solução solar para autoconsumo.

Esta solução acaba de chegar ao mercado português através da EDP Comercial, que realizou testes-piloto com famílias de Lisboa, Porto, Braga e Setúbal.

Os primeiros resultados demonstram uma poupança de até 60% na energia utilizada para aquecer água, que poderá ser ainda superior numa casa que utilizava anteriormente um equipamento de aquecimento de águas a gás.

Para além da poupança financeira, a solução da Mixergy é cinco vezes mais rápida a aquecer a água do que um termoacumulador convencional e separa a água quente da fria, o que permite aquecer apenas a água necessária para consumo, maximizando a eficiência energética daquela habitação e reduzindo a pegada de carbono do agregado familiar.

O termoacumulador solar EDP – Mixergy é monitorizado através de uma app, sem precisar de intervenção humana para garantir os melhores resultados.

Por se comportar como uma bateria de água para residências, a solução maximiza o aproveitamento de fontes de energia renovável para autoconsumo, reduzindo de forma significativa a energia injetada na rede.

“Ao investir na britânica Mixergy, a EDP Ventures está a apoiar a expansão desta startup e a acelerar o seu papel na descarbonização do setor residencial”, refere a empresa.

A Mixergy desenvolve tanques de água quente inteligentes e conectados: “Estamos a repensar como a água quente é preparada, utilizando a tecnologia para encontrar soluções económicas e convenientes que ajudem as pessoas a viver de forma mais sustentável”, aponta a empresa.

Artigo anteriorNova eDaily, o miniautocarro da Iveco Bus torna-se livre de emissões
Próximo artigoAssociação etikway faz primeira recolha de mel e instala mais colmeias