Uma das grandes novidades introduzidas nos modelos E-WAY regista-se na evolução do armazenamento de energia e do seu conceito modular. Com cinco a nove packs, consoante a versão, os novos E-WAY serão capazes de responder às necessidades mais exigentes dos operadores em termos de autonomia diária e capacidade de passageiros. Trata-se da mais recente tecnologia de baterias NMC, industrializada pela FPT especificamente para a Iveco Bus, cuja capacidade unitária atinge os 69,3 kWh.
Com esta tecnologia única, a Iveco Bus pode, a partir de agora, proporcionar carregamentos noturnos, para a versão articulada do E-WAY. Por seu turno, a capacidade alargada das baterias permitirá uma autonomia máxima de 400 km, em função das condições de operação.
A disponibilidade destas novas baterias, distribuídas pelo tejadilho e pelo compartimento traseiro, será gradualmente alargada a todas as versões:
- Os autocarros médios E-WAY terão, para ambas as versões de 9,5 e de 10,7 metros de comprimento, um pack de cinco baterias para uma capacidade energética de 346 kWh, oferta complementada, para as versões de 10,7 metros, com um pack de seis baterias e 416 kWh de capacidade. O carregamento faz-se através de uma tomada Combo 2 CSS.
- Os autocarros E-WAY de 12 metros de comprimento estão disponíveis com dois modos de carregamento, em função das missões: através de uma tomada Combo 2 CSS (no parque de recolha) ou carregamento de conveniência através de pantógrafo descendente ou ascendente. Uma combinação de cinco a sete packs para uma capacidade total de 346, 416 ou 485 kWh, permitirá otimizar o seu desempenho.
- As respetivas versões articuladas aceitam ambos os carregamentos, via ficha CSS Combo 2 ou com pantógrafo, descendente ou ascendente, e oferecem uma escolha de 6 a 9 packs de baterias para 416, 485, 554 ou 624 kWh de capacidade.
- As variantes de 12 e 18 metros de comprimento continuarão a estar disponíveis nas versões BRT (Bus Rapid Service), denominando-se LINIUM.
Os autocarros E-WAY passam a estar equipados com o novo motor elétrico Siemens Elfa III com 185 kW de potência máxima (3000 Nm de binário) para as versões de 9,5, 10,7 e 12 metros de comprimento, e de 330 kW (5000 Nm de binário) para a versão articulada de 18 metros, bem como com um novo eixo dianteiro de 8,2 toneladas.
Os E-WAY de nova geração também apresentam novas proteções para as baterias no tejadilho, com um design em mosaico que permite o seu acesso. Isto resulta na vantagem de uma altura inferior a 3,3 metros.
Em termos de conforto térmico, a nova geração E-WAY também oferece uma bomba de calor de CO2 com um sistema de distribuição de ar melhorado.
Em comparação com a anterior geração E-WAY, estas novas caraterísticas tecnológicas e as novas baterias, que oferecem a maior densidade energética (180 Wh/kg) do mercado e uma maior capacidade instalada, permitem otimizar o equilíbrio entre a capacidade de passageiros ou a energia oferecida a bordo.
As entregas da nova geração de autocarros E-WAY irão iniciar-se no segundo semestre de 2024, com os modelos de 12 metros de comprimento.