A Helexia começou a trabalhar em parceria com o Leroy Merlin há cinco anos, naquilo que já é um “case study” pelos frutos que têm dali resultado.
• 9 lojas já produziram cerca de 10 GWh de energia limpa, o que correspondeu a poupanças na ordem dos 350.000€ em custos com a fatura energética
• Foram evitados mais de 5000 ton de gases com efeito de estufa
• Potência instalada: 2,77 MWp o que corresponde atualmente à cobertura das necessidades de energia em 42% das 9 lojas.
• Valorização do valor dos imóveis com 9 certificações BREEAM
• Disponibilização de soluções de mobilidade elétrica em 7 lojas
• Implementação de medidas de eficiência energética que corresponderam a poupanças na ordem dos 36% com custos de energia
Há 5 anos eram apresentados os primeiros projetos em conjunto: a instalação de uma central fotovoltaica para autoconsumo, na loja de Loulé, e um carport solar no parque de estacionamento da loja Leroy Merlin de Portimão.
A parceria cresceu e já permitiu instalar autoconsumo solar em 9 lojas da Leroy Merlin, correspondendo a uma potência total de 2,77 MWp.
São mais de 10540 painéis solares, que já produziram mais de 10 GWh de energia limpa, reduzindo a fatura energética em mais de 350 mil euros e evitando a emissão de mais de 5000 ton de CO2. São mais de 10540 painéis solares, que já produziram mais de 10 GWh de energia limpa, reduzindo a fatura energética em mais de 350 mil euros e evitando a emissão de mais de 5000 ton de CO2.

“Muito brevemente, as lojas de Albufeira e Sintra vão juntar-se, passando para 11 as lojas com autoconsumo solar e atualizando para 3,52 MWp a potência instalada”, informa a Helexia.
O roteiro da descarbonização do Leroy Merlin vai, contudo, mais além da produção de energia limpa. Este caminho da descarbonização tem outros eixos de atuação que incluem auditorias energéticas, medidas de eficiência energética, certificações BREEAM e mobilidade elétrica. “Desta forma, a Leroy Merlin vê os seus edifícios ficaram mais eficientes do ponto de vista energético, valorizados tanto a nível económico como ao nível do conforto e, ainda permite que clientes com veículo elétrico possam, comodamente, fazer as suas compras enquanto carregam o carro”, destaca a Helexia.
