A Turbo Tero é uma bicicleta que combina o conforto e a capacidade de carga de uma E-bike urbana com uma suspensão dianteira robusta e uns pneus com apetência pelas estradas de terra.
Durante cerca de um mês tivemos a oportunidade de experimentar as suas competências e fiquei surpreendido. Conheço bem as bicicletas elétricas urbanas da Specialized, tendo testado as Turbo Como e Turbo Vado, bem como as versões SL de ambas, em diversas situações.
Também conheço razoavelmente bem as e-bikes de montanha, como a Turbo Levo e a Turbo Levo SL. A Specialized apresenta a gama Turbo Tero e Turbo Tero X como estando a meio caminho entre as urbanas e as de montanha.
A Tero usa o quadro da Vado, em alumínio, mas conta com uma suspensão dianteira com um curso de 110 mm, em vez de 80 mm e monta rodas e pneus de 29 polegadas. Tem ainda um espigão de selim telescópico, também um equipamento vocacionado para terreno mais acidentado, sobretudo nas descidas. Os guarda-lamas são também bastante flexíveis, o que ajuda a negociar alguns obstáculos.
Tudo tranquilo na cidade
A Turbo Tero é uma bicicleta muito estável e bastante confortável em asfalto ou ciclovia. A sua geometria permite uma posição muito vertical ao ciclista, com as costas quase direitas. Como existe em quatro tamanhos, torna-se importante escolher bem o que mais se adequa ao nosso corpo e objetivos. A bicicleta de teste era uma L, mas existe uma sobreposição entre este e o tamanho M. Ambas são adequadas para quem, como eu, tem cerca de 1,75. O tamanho mais pequeno proporciona um pouco mais de agilidade, o maior, mais estabilidade. Para as minhas preferências pessoais, escolheria o M, mas não tive qualquer problema com a bicicleta de teste.
É importante salientar, para que não está familiarizado com as bicicletas elétricas deste tipo, que se tratam de veículos bem diferentes das pasteleiras em que todos andámos há algumas décadas. São bastante maiores e também mais pesadas, pelo que há um período de habituação necessário. Todavia, a ergonomia e a tecnologia que possuem também não tem qualquer comparação, desde os potentes travões hidráulicos à rigidez controlada do quadro. E isto sem falar de toda a potência disponível na assistência ao pedal.
No caso da Turbo Tero, são 70 Nm de binário e até 250W nominais do seu motor Full Power, o que torna esta bicicleta tão rápida quanto o necessário — provavelmente mais — até aos 25 km/h, quando termina o apoio elétrico ao ciclista. É um limite legal, que permite a esta bicicleta ser tratada como velocípede, ter acesso às ciclovias e não necessitar de burocracias associadas a outro tipo de veículos motorizados.
A Turbo Tero tem também uma excelente capacidade de carga, com um suporte traseiro capaz de poder transportar até 27 kg de peso. Está também preparada para puxar um reboque de eixo passante.
Com uma bateria de 710 Wh, esta bicicleta promete um alcance de várias dezenas de quilómetros na cidade, dependendo do modo escolhido (do Eco ao Turbo, que multiplica por quatro a força do ciclista). Através da aplicação Mission Control e do mostrador montado no guiador, é possível personalizar o funcionamento do motor elétrico, de forma simples e muito rápida.
A Turbo Tero vem também equipada com iluminação LED e acciona as luzes dianteiras assim que a ligamos.
Os pneus Ground Control de 2.3’’ são, naturalmente, exagerados para a cidade, mas já vou dizer para que servem.
Competência fora de estrada
A Turbo Tero passa pelos estradões de terra com a mesma facilidade com que roda na ciclovia. A suspensão dianteira mantém a estabilidade e filtra as imperfeições. Os pneus asseguram boa aderência na aceleração e na travagem.
As subidas são vencidas com os esforço que o ciclista escolhe fazer, graças ao apoio do sistema elétrico e da cassete de 11 velocidades.
O apoio do motor elétrico é muito suave e progressivo. Rapidamente percebemos que a cadência rápida é a melhor forma de tirar partido da assistência e trabalhar bem a transmissão é a chave do sucesso. Rodar ligeiro e de forma consistente, desmultiplicar em vez de aumentar o apoio elétrico melhoram a experiência e a eficiência energética do ciclista e da máquina.
Só quando entramos no terreno das bicicletas puras de montanha é que a Turbo Tero mostra as suas limitações. A sua geometria retira-lhe agilidade, em alguns momentos, perde tração ou alarga travagens, o que condiciona a confiança do ciclista.
Os ângulos de saída dos guarda-lamas também não ajudam, mas a sua flexibilidade dá uma margem de manobra maior do que o inicialmente esperado. As rodas de 29’’ cumprem bem e só senti falta de um pouco mais de grip lateral.
O amortecedor dianteiro dá tudo o que pode, e é bastante, mesmo a descer. Aqui, o espigão telescópico do selim dá uma ajuda para superar os momentos mais difíceis. Foi também neste terreno mais acidentado que senti a falta do amortecimento traseiro. As minhas costas pagam com juros estas aventuras.
Mas a verdade é que não houve obstáculo que a Turbo Tero não transpusesse nem subida que a envergonhasse. Num dos dias em que me preparava para dar uma volta com a Turbo Levo, um pneu a perder ar fez-me sair com a Tero sem qualquer hesitação. Uns pequenos acertos no percurso e a volta não ficou por fazer, o que mostra bem a competência desta urbana rebelde.
Para quem é a Turbo Tero?
A sua versatilidade torna esta e-bike ideal para os ciclistas frequentes ou ocasionais que não querem ser limitados pela sua escolha. Podem ser utilizadores frequentes das ciclovias ou do asfalto, mas gostarem de maior liberdade ao fim-de-semana ou nas férias. Ou, porque não, fazer um percurso mais criativo no regresso a casa.
São também ideias para todos aqueles que querem uma bicicleta eléctrica confortável e segura para passeios no campo, mas sem a agressividade de uma bicicleta de montanha. Que apreciam os guarda-lamas no inverno ou em estrada molhada e apreciam a posição mais direita e menos em esforço do cockpit.
A sua base urbana comprovada e a competência geral do sistema elétrico não foram uma surpresa, mas confesso que fiquei surpreendido com as suas capacidades todo o terreno.
O preço da versão ensaiada é de €4050. Existe uma versão 3.0, com equipamento simplificado, incluindo transmissão de nove relações, ausência de luzes e guarda-lamas, bateria de menor capacidade e motor menos potente por €2384. Há uma versão intermédia, 4.0, que custa €3800. Todas as versões existem também com quadro Step-Trough, com tubo superior mais baixo. Na loja online da Specialized pode comparar todas as opções e preços.