A autonomia é um dos pontos-chave a ter em conta na avaliação de um automóvel elétrico. E em torno deste tema, surgem quase sempre uma eterna questão: será que os valores homologados correspondem à realidade?
Com a chegada dos testes WLTP, na Europa, tanto os valores de consumo de combustível para veículos com motores de combustão, como os valores de autonomia elétrica estão muito mais próximos da realidade do que anteriormente.
Nos EUA, o portal InsideEVs fez um teste a 35 veículos elétricos para saber qual o desfasamento entre a autonomia medida e a autonomia declarada no ciclo EPA, o método de medição nos EUA.
Nestes ensaios, os automóveis foram conduzidos a uma velocidade constante de 70 mph (112 km/h).
Alguns destes modelos que participaram no teste nãor são vendidos na Europa, mas não deixa de ser uma análise com interesse.
Veículos que registaram menos autonomia do que a anunciada
Veículo | Autonomia real (km) | Autonomia EPA (km) | Diferença |
Ford Mustang Mach-E Premium AWD Extended Range 2023 | 458,7 | 466,7 | -1,7% |
Mini Cooper SE 2020 | 173,8 | 177 | -1,8% |
Polestar 2 2021 | 363,7 | 233 | -3,1% |
Lucid Air Dream Edition Range 2022 | 804,7 | 836,9 | -4% |
Ford Mustang Mach-E California Route 1 Edition 2021 | 461,9 | 490,8 | -6% |
VW ID.4 First Edition 2021 | 376,6 | 402,3 | -6,4% |
Ford Lightning Pro Standard Range 2022 | 344,4 | 370,1 | -7% |
Hyundai Kauai EV 2020 | 383 | 415,2 | -7,8% |
BMW i3S 2019 | 226,9 | 246,2 | -7,8% |
Audi e-tron 2019 | 305,6 | 328,3 | -7,9% |
Tesla Model 3 AWD | 466,7 | 518,2 | -10% |
Smart Electric Drive 2018 | 82,1 | 91,7 | -10,5% |
Kia EV6 GT-Line AWD 20″ 2022 | 394,3 | 441 | -10,6% |
Hyundai Ioniq 5 AWD SEL 19″ 2022 | 365,3 | 412 | -11,3% |
Nissan Leaf SL+ 2020 | 305,8 | 346 | -11,6% |
Tesla Model S Plaid 21″ 2021 | 482,8 | 560,1 | -12% |
Tesla Model 3 AWD 2021 | 498,9 | 568,1 | -12,2% |
Tesla Model Y AWD 2020 | 444,2 | 508,6 | -12,7% |
Chevrolet Bolt EV 2020 | 363,7 | 416,8 | -12,7% |
Ford F-150 Lightning Lariat Extended Range 2022 | 434,5 | 515 | -15,6% |
Jaguar I-Pace EV400 22″ 2022 | 313,8 | 376,6 | -16,7% |
Rivian R1T Large Pack 20″ 2022 | 408,8 | 314 | -19,1% |
Chevrolet Spark EV 2015 | 101,4 | 132,0 | -23,2% |
Hyundai Ioniq 5 AWD Limited 20″ 2022 | 313,8 | 412 | -24% |
Veículos que registaram mais autonomia do que a anunciada
Veículo | Autonomia real (km) | Automomia EPA (km) | Diferença |
Hyundai Ioniq EV 2020 | 275,2 | 273,6 | +0,6% |
BMW i4 M50 20″ 2022 | 384,6 | 365,3 | +5,3% |
BMW iX xDrive50 20″ 2022 | 555,2 | 521,4 | +6,5% |
Ford Mustang Mach-E AWD Std Range 2021 | 363,7 | 211 | +7,1% |
Mercedes EQS 450+ 2022 | 635,7 | 563,3 | +13% |
Porsche Taycan 4 Cross Turismo 93 kWh 2021 | 405,6 | 346 | +17,2% |
Porsche Taycan Turbo Cross Turismo 93 kWh 2021 | 395,9 | 328,3 | +20,6% |
Porsche Taycan RWD 93 kWh 2021 | 478 | 362,1 | +32% |
Porsche Taycan RWD 93 kWh 2023 (nuevo software) | 490,8 | 362,1 | +35,8% |
Porsche Taycan 4S 93 kWh 2020 | 447,4 | 326,7 | +36,9% |