O Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda desafia os estudantes de Mestrado e de Pós-graduação da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa para a identificação e aplicação, com base científica, das mais recentes tendências no campo dos alimentos, alinhadas com as exigências de saúde e bem-estar da vida pessoal e familiar, num contexto ambiental cada vez mais crítico.

O programa, que se destaca pelo acompanhamento que o Comendador Arménio Miranda poderá dar aos projetos, desafia ao desenvolvimento de alimentos inovadores e sustentáveis nas diferentes fases, desde o conceito, a formulação, o processo de fabrico, a embalagem até ao mercado e ao plano de negócios.

Um biscoito salgado com chutney de tomate, uma bolacha feita à base de algas selvagens e um pão sem glúten feito com perdas vegetais/hortícolas da indústria alimentar foram os três produtos premiados este ano pelo concurso integrado no Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda.

Appetito é o nome do biscoito salgado com chutney de tomate criado pelos estudantes do Mestrado em Engenharia Alimentar: Ana Mota, Jazmin Osório, Liliana Ribeiro. Distinguido com o 1º lugar no Programa Comendador Arménio Miranda, este novo produto, segundo o júri, “demonstra a capacidade dos estudantes em desenvolver, através das competências adquiridas no curso, um novo produto que proporciona uma experiência de sabores contrastantes e que está em linha com as tendências dos consumidores”.

Appetito

► O 2º lugar foi atribuído ao produto Algabite, uma bolacha feita à base de algas selvagens da costa portuguesa da espécie “Kombu Laminária” com chocolate e pedaços de amêndoa, criado pelos estudantes Beatriz Ferreira, Duarte Araújo, Nádia Canavezes, do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior de Biotecnologia.

Algabite

► Os estudantes Alex Andrade Lima e João Vasques de Almeida, também do Mestrado em Engenharia Alimentar, desenvolveram o Mill, um pão sem glúten feito à base de perdas vegetais/hortícolas da indústria alimentar, incorporando o milho-painço.

Mill

Este produto foi distinguido com o 3º Prémio no Programa Comendador Arménio Miranda.

Mill
Eat With Me

► O prémio Inovação foi atribuído ao Eat With Me, talheres comestíveis 100% biodegradáveis, uma solução facilmente substituível dos talheres de plástico e produzida utilizando menos energia do que os utensílios de plástico.

Catarina Lourenço e Francisco Carvalho, estudantes do Mestrado em Engenharia Alimentar, utilizaram ingredientes de origem vegetal, como farinha de aveia, farinha de arroz e farinha de grão de bico, na conceção destes alimentos, ou melhor, destes talheres.

Eat With Me
Artigo anteriorAudi cria 500 novos postos de trabalho na área da mobilidade elétrica em Ingolstadt
Próximo artigoCereais do Alentejo promove a escolha por produtos nacionais e mais sustentáveis