No mês de junho venderam-se 3.650 veículos 100% elétricos (BEV) e 2.542 veículos híbridos plug-in (BEV) e no acumulado de BEV e PHEV as vendas chegaram aos 6.192 veículos vendidos em Portugal num só mês. As vendas de veículos elétricos novos em Portugal, desde o início do ano, já ultrapassam as 30.000 unidades (com 30.963 veículos novos vendidos).
Na análise que faz aos números de vendas de viaturas 100% elétricas, a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) salienta que “o crescimento exponencial do número de veículos 100% elétricos vendidos em Portugal, é deveras impressionante! Se compararmos o total de vendas no primeiro semestre de 2023 (18.735) esse valor é mais do dobro do total de vendas de 2020 (8.137) e ultrapassa largamente o total de 2021 (14.057), inclusive, estamos a menos de 1.500 unidades de ultrapassar o total do ano passado (20.176)”.
Observa ainda a UVE: “No acumulado de BEV e PHEV, verifica-se um crescimento muito acentuado, mas com o abrandamento das vendas de veículos PHEV nos últimos meses, que não replica totalmente o impacto impressionante do crescimento de vendas de veículos 100% elétricos como referido. Naturalmente, é importante assinalar que em todo o ano de 2021, foram vendidos 29.724 veículos elétricos (BEV e PHEV), contudo, um ano e meio depois, esse valor é ultrapassado em apenas seis meses”.
No entendimento da UVE, há várias razões para levar a que as vendas de elétricos se superiorizem à dos PHEV: “Em virtude da maior e mais diversificada oferta de veículos 100% elétricos, com autonomias cada vez mais de acordo com as necessidades dos utilizadores, com possibilidade de carregamento rápido a maiores potências, a preços que vão, embora lentamente, diminuindo a diferença em relação aos equivalentes com motores térmicos e com a expansão, muito significativa, da Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos, as vendas veículos dos 100% elétricos impõem-se às vendas dos híbridos plug-in”.
Considerando todas as categorias de veículos, a UVE construiu o gráfico que reproduzimos abaixo que mostra como as vendas de BEV estão acima da dos híbridos Plug-in:
Quanto aos veículos 100% elétricos (BEV) ligeiros de passageiros, a variação homóloga em junho deste ano representou um crescimento de 99,1%, praticamente duplicando o número de unidades vendidas, “e, neste semestre a variação homóloga representa um crescimento de 108,5%. A quota de mercado mensal atingiu os 15,1% e a quota anual cifrou-se nos 14,6%. Em ambos os casos temos que 1 em cada 7 viaturas vendidas, ligeiros de passageiros, é um veículo 100% elétrico (BEV)”, comenta a associação.
Elétricos ligeiros de passageiros:
BEV de passageiros e de mercadorias: