Durante o mês de junho, as vendas de veículos elétricos na União Europeia ultrapassaram, pela primeira vez, as dos modelos a gasóleo. De acordo com os dados fornecidos pela ACEA (Associação Europeia dos Construtores de Automóveis), os automóveis elétricos obtiveram uma quota de mercado de 15,1%, contra 13,4% dos veículos Diesel.

Os automóveis híbridos continuam a ser a segunda escolha mais popular entre os compradores de automóveis novos, representando 24,3% do mercado.

Os automóveis a gasolina mantêm a maior quota, representando 36,3%.

Em junho, os novos registos de automóveis elétricos a bateria na UE aumentaram uns significativos 66,2%, atingindo 158.252 unidades. Isto resultou na mencionada quota de mercado de 15,1 % (contra 10,7 % em junho de 2022) e posicionou os automóveis elétricos a bateria como a terceira escolha mais popular entre os compradores de automóveis novos, ultrapassando pela primeira vez os Diesel.

Em termos de 100 elétricos, a maioria dos mercados da UE registou ganhos percentuais impressionantes de dois e três dígitos, incluindo os mercados maiores, como os Países Baixos (+90,1%), Alemanha (+64,4%) e França (+52,0%). Isto contribuiu para um crescimento de 53,8% no acumulado do ano, com 703.586 unidades vendidas entre janeiro e junho.

Híbridos Plug-in

Em junho, o mercado comunitário de automóveis híbridos plug-in novos recuperou, com um aumento de 13,4% nos registos, de acordo com a ACEA. Embora se tenha registado um declínio significativo de 39,2% nas vendas na Alemanha, o maior mercado para este tipo de combustível, o aumento substancial em França (+49,9%) e em Espanha (+51,7%) compensou largamente este declínio. A quota de mercado global dos automóveis híbridos plug-in diminuiu para 7,9%, contra 8,2% em junho do ano passado, apesar do aumento das matrículas em junho.

Artigo anteriorPrimeiro capacete de cortiça para ciclistas tem assinatura da UA
Próximo artigoCidade do Porto terá “piloto” de mobilidade virado para neutralidade carbónica