A Stellantis N.V. e a Controlled Thermal Resources Holdings Inc. (CTR) anunciaram um grande investimento de mais de 100 milhões de dólares da Stellantis para avançar com o desenvolvimento do projeto Hell’s Kitchen da CTR, o maior projeto geotérmico de lítio do mundo com uma capacidade total de recursos para produzir até 300.000 toneladas métricas de carbonato de lítio equivalente por ano. O lítio produzido em Hell’s Kitchen apoiará a elegibilidade dos veículos BEV da Stellantis para incentivos ao consumidor, ao abrigo do U.S. Inflation Reduction Act (IRA).
Além disso, as empresas ampliaram o acordo de fornecimento inicial, que agora prevê que a CTR forneça até 65.000 toneladas métricas de hidróxido de lítio monoidratado para baterias (LHM) por ano durante um período de 10 anos. Este novo acordo incorpora o acordo original de fornecimento de lítio assinado em junho de 2022, que previa até 25.000 toneladas métricas de LHM por ano.
O projeto Hell’s Kitchen da CTR no Condado Imperial da Califórnia irá recuperar lítio de fontes geotérmicas usando energia renovável e vapor para produzir produtos de lítio para baterias verdadeiramente ecológicas através de um processo totalmente integrado. Isto elimina a necessidade de tanques de evaporação, minas a céu aberto e processamento de lítio alimentado por combustíveis fósseis.
“A base da nossa iniciativa de descarbonização líder na indústria inclui a produção de baixas emissões e o fornecimento sustentável como pilares da produção dos nossos veículos elétricos”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “O mais recente acordo com a CTR é um passo importante no nosso compromisso com os nossos clientes e o planeta, à medida que trabalhamos para fornecer mobilidade limpa, segura e acessível na América do Norte.”
Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos para alcançar 100% de vendas BEV nos automóveis de passageiros na Europa e 50% de vendas BEV nos automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros nos Estados Unidos até 2030. Para atingir estes objetivos de vendas, a empresa está a garantir aproximadamente 400 GWh de capacidade de baterias, apoiada por seis fábricas de baterias na América do Norte e na Europa. A Stellantis está no caminho certo para se tornar uma empresa de zero emissões líquidas de carbono até 2038, incluindo todas as áreas da empresa, com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões.
“Este investimento substancial na CTR por parte da Stellantis constitui um marco extraordinário para a nossa empresa e solidifica ainda mais os nossos esforços para apoiar a produção sustentável de baterias para veículos elétricos”, afirmou o diretor Executivo da CTR, Rod Colwell. “Com a adoção de veículos elétricos em rápido crescimento nos EUA e em todo o mundo, nunca foi tão importante garantir que os materiais das baterias sejam obtidos e produzidos de forma responsável. Através da localização da cadeia de abastecimento de baterias, podemos minimizar os riscos associados e criar milhares de empregos numa comunidade desfavorecida. Aplaudimos a liderança da Stellantis e esperamos trabalhar em conjunto para estabelecer novos padrões de referência na indústria em termos de fiabilidade, eficiência e sustentabilidade.”
A CTR deverá iniciar o fornecimento de hidróxido de lítio monoidratado para baterias à Stellantis em 2027. A empresa espera criar 480 empregos na produção, através de contratos de trabalho abrangentes para o projeto, e mais de 940 empregos diretos no projeto quando o recurso estiver totalmente desenvolvido.
Foto de abertura: CTR