A Lamborghini já tem delineadas as linhas gerais do design do seu Gran Turismo elétrico, com 2+2 lugares. O Lanzador, é um protótipo, totalmente elétrico, que combina um superdesportivo da marca, nomeadamente o Revuelto, o novo topo de gama, e traços de um crossover, em especial do Urus.

Seguindo a sua própria tradição de utilizar nomenclaturas ligadas a ganadarias, a Lamborghini escolheu o nome Lanzador para este “touro” elétrico, um animal que recebeu o título de “melhor touro” na Feira de Madrid de 1993.

O modelo tem espaço para quatro ocupantes e, apesar do seu aspeto quase final, deve ser lançado apenas em 2028.

O Lanzador é um conceito de tração integral que inclui um motor elétrico em cada eixo, garantindo uma tração totalmente elétrica permanente em todas as condições, superfícies e estilos de condução, com potência máxima de mais de um megawatt, ou seja, algo como mais de 1300 cv.

A energia é fornecida por uma bateria de alto desempenho de nova geração, que também garante uma longa autonomia, embora o fabricante italiano não tenha revelado quaisquer números.

A afinação aerodinâmica inclui um spoiler dianteiro móvel, lâminas laterais na traseira, um difusor extensível e persianas no sistema de cortina de ar.

No modo mais eficiente, estes componentes aerodinâmicos ajustam-se de forma automática para garantir uma menor resistência ao vento. Inversamente, ao ajustar para o modo de condução mais desportivo, o condutor usufrui de um aumento da força descendente para uma melhor estabilidade no rolamento a alta velocidade.

“O conceito Lanzador entrega cada um dos elementos que deve definir o primeiro Lamborghini totalmente elétrico”, disse Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini.

No interior, há um separador em forma de “Y” que divide a parte dianteira do habitáculo em duas partes, separando a zona do condutor da do passageiro. No tablier do lado do passageiro da frente está alojado o ecrã do infotainment.

Atrás, os assentos são rebatíveis (pelo menos, no protótipo).

Artigo anteriorLegislação vai impor que tarifas de eletricidade sejam variáveis por hora
Próximo artigoElétricos em segunda-mão estão com crescente procura