A Lamborghini já tem delineadas as linhas gerais do design do seu Gran Turismo elétrico, com 2+2 lugares. O Lanzador, é um protótipo, totalmente elétrico, que combina um superdesportivo da marca, nomeadamente o Revuelto, o novo topo de gama, e traços de um crossover, em especial do Urus.
Seguindo a sua própria tradição de utilizar nomenclaturas ligadas a ganadarias, a Lamborghini escolheu o nome Lanzador para este “touro” elétrico, um animal que recebeu o título de “melhor touro” na Feira de Madrid de 1993.

O modelo tem espaço para quatro ocupantes e, apesar do seu aspeto quase final, deve ser lançado apenas em 2028.
O Lanzador é um conceito de tração integral que inclui um motor elétrico em cada eixo, garantindo uma tração totalmente elétrica permanente em todas as condições, superfícies e estilos de condução, com potência máxima de mais de um megawatt, ou seja, algo como mais de 1300 cv.
A energia é fornecida por uma bateria de alto desempenho de nova geração, que também garante uma longa autonomia, embora o fabricante italiano não tenha revelado quaisquer números.
A afinação aerodinâmica inclui um spoiler dianteiro móvel, lâminas laterais na traseira, um difusor extensível e persianas no sistema de cortina de ar.
No modo mais eficiente, estes componentes aerodinâmicos ajustam-se de forma automática para garantir uma menor resistência ao vento. Inversamente, ao ajustar para o modo de condução mais desportivo, o condutor usufrui de um aumento da força descendente para uma melhor estabilidade no rolamento a alta velocidade.
“O conceito Lanzador entrega cada um dos elementos que deve definir o primeiro Lamborghini totalmente elétrico”, disse Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini.
No interior, há um separador em forma de “Y” que divide a parte dianteira do habitáculo em duas partes, separando a zona do condutor da do passageiro. No tablier do lado do passageiro da frente está alojado o ecrã do infotainment.
Atrás, os assentos são rebatíveis (pelo menos, no protótipo).