A VW fez um facelift ao ID.3, com um software atualizado, uma gama de cores alargada, materiais no interior sem o uso de produtos animais.

Exterior: diferenças entre o VW ID.3 atual e o do facelift

No exterior, visualmente as diferenças são ténues, destacando-se as aberturas de arrefecimento de ar que foram otimizadas e o novo para-choques. O capot parece agora mais comprido porque a faixa preta sob o para-brisas foi removida e as secções embutidas nas laterais também estendem a frente.

A VW otimizou a aerodinâmica através de um melhor fluxo de ar em torno das rodas dianteiras. Na traseira, as luzes de duas partes também brilham na tampa traseira pela primeira vez.

Interior animal free

Para a cobertura dos bancos a VW usa um tecido que é 71% reciclado. Esta é uma matéria-prima secundária que é obtida através da reciclagem de plástico que foi anteriormente eliminado como resíduo pelo menos uma vez. A Artvelours Eco tem as mesmas características em termos de aspeto, tato e durabilidade que os materiais convencionais novos. O equipamento interior é também completamente animal-free.

Além disso, foram recolhidas e implementadas sugestões de clientes como melhorias do produto para aperfeiçoar o pacote de equipamento padrão. Superfícies macias e com espuma no cockpit criam uma experiência háptica. Os frisos das portas interiores remodelados também têm superfícies maiores e mais macios.

Autonomia anunciada

O novo ID.3 tem uma autonomia de 428 km na versão Pro e 559 km na versão Pro S. A capacidade de carga para ambas as versões é de 11 kw em corrente AC e em DC é de 120 kW e 170 kW respetivamente. Quanto aos tempos de carga, dos 0% aos 100% em corrente AC é de 06h15m na versão Pro e 07h30min na versão Pro S. Em corrente DC dos 5% aos 80%, o tempo de carga é de 00h35m na versão Pro e 00h30m na versão Pro S.

Retocado ID.3 será um de um total de dez novos modelos elétricos até 2026

O carregamento é mais fácil e conveniente, graças a funções de série tais como Plug & Charge – onde o veículo se autêntica e inicia o processo de carregamento quando o cabo é ligado a uma estação de carregamento – e o Electric Vehicle Route Planner. Em viagens mais longas, o Electric Vehicle Route Planner calcula as paragens necessárias para carregamento, para que o destino possa ser alcançado o mais rapidamente possível – utilizando informações e previsões de tráfego atuais, para além do nível de carga da bateria.

As paragens são avaliadas dinamicamente com base na capacidade da carga individual das estações. Isto significa que a função de planeamento de rotas pode sugerir duas operações de carregamento curtas com alta potência em vez de uma única paragem de carga longa com baixa potência. Além disso, o sistema deteta estações de carregamento que estão ocupadas – e não as sugere, em primeiro lugar. Os pontos de interesse podem ser transferidos para o veículo utilizando a aplicação gratuita We Connect ID.

Linhas e equipamentos de série

O renovado ID.3 estará disponível nas versões Pro com 58 kWh e Pro S com 77 kWh, ambas com 204 cv. A versão GTX estará disponível no decorrer do ano 2024.

Como equipamentos de série, o novo ID.3 vem equipado com app Connect por wireless, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, cruise control adaptativo, ar condicionado automático, faróis dianteiros em LED, luz ambiente 10 cores, Light assist, voice control, lane assist, keyless go, sistema de infotainment de 12 polegadas e jantes em liga leve de 18 polegadas. À versão Pro S acresce as jantes em liga leve 19’, estofos em artVelours, ajustamento elétricos nos bancos dianteiros com sistema de massagem.

O novo ID.3 vem com a última geração de software, podendo receber atualizações over-the-air. A assistência de viagem opcional com swarm data está agora também disponível no ID.3. Se estiverem disponíveis swarm data, o sistema Travel Assist necessita apenas de uma marcação de faixa de rodagem identificada para manter o veículo na faixa ao conduzir em estradas rurais.

Quanto custa o VW ID.3?

O preço da versão PRO 58 kWh 204cv é de 42.460€ e o preço da versão PRO S 77 kWh 204cv é de 48.415€.

Artigo anteriorAgentes de viagens revelam em Cascais práticas sustentáveis desenvolvidas no projeto SUSTOUR
Próximo artigoInvestir na natureza impulsiona economia: há números que mostram isso