Este veículo é um elétrico autónomo, mas não se destina a transportar pessoas ou mercadorias. É uma espécie de powerbank gigante de energia móvel doméstico, sendo um produto de nova geração desenvolvido em conjunto pelas chinesas Wuling Industrial Special Vehicle Division (cujo acionista principal é a Guangxi Automotive Group) e pela Liuzhou Moling Technology.

Os clientes só precisam de fazer scan a um código para fazer um pedido e o veículo carregador irá automaticamente até à vaga de estacionamento para a operação de carregamento.

Após o carregamento, o veículo carregador poderá satisfazer outros pedidos, de acordo com o sistema, ou regressará à base para recarregar.

A condução é condução inteligente e trata-se de uma operação não tripulada (nível L4). Não há, contudo, informação sobre a sua capacidade de fornecimento de energia, ainda que seja dito que está conforme os standards de carregamento elétrico locais e europeus.

Este veículo sui generis tem dimensões estranhas: é curto, estreito, alto e pesado.

Tendo em vista estes pressupostos (distância entre eixos 810 mm, altura de 1.969 mm, peso de 1,7 toneladas e apenas um comprimento de 2.280 mm), os engenheiros do construtor tiveram de conceber um tipo de suspensão traseira mais robusto (por uma questão de segurança e estabilidade) e uma carroçaria leve (para tentar criar um modelo o mais eficiente possível).

Atualmente, 10 veículos móveis de armazenamento e carregamento de energia foram colocados em operação experimental em estacionamentos e áreas de serviço de autoestradas em várias regiões da China. O intuito é aprimorar o funcionamento deste sistema e acumular experiência operacional em diferentes cenários, que permita formar um modelo de negócios lucrativo.

Este projeto foi desenvolvido sob encomenda para Taiwan e desde o início de junho, quando o cliente abordou a Wuling para fazer a proposta e negociar até à entrega do produto em agosto, que atendeu aos requisitos do acordo de cobrança padrão europeu, a Divisão de Veículos Especiais levou menos de dois meses para concluir com sucesso este pedido.

No futuro, a Divisão de Veículos para Fins Especiais da Wuling pretende dar continuidade a esta vertente de negócio, explorando continuamente a aplicação de produtos de veículos especiais de condução inteligente de baixa velocidade em cenários de estradas fechadas e semifechadas. “Esses múltiplos cenários de aplicação serão gradualmente colocados em operação, abrindo novos mercados e novas oportunidades”, refere o construtor.

Artigo anteriorBerlina desportiva de 441 kW com a assinatura da Volkswagen
Próximo artigoEtikway apresenta a sua primeira fashion week