Desde junho de 2022, a Voltalia registou um relevante crescimento na sua carteira de centrais elétricas renováveis, demonstrando o seu compromisso com a expansão das energias limpas. A capacidade em funcionamento aumentou 39%, atingindo um total de 1,7 gigawatts. Além disso, a capacidade em construção teve um aumento de 5%, chegando a 1,0 gigawatt. A capacidade adjudicada aumentou para o dobro, alcançando 1,4 gigawatts.
Somando estes números, a carteira assegurada da Voltalia cresceu 45%, totalizando agora 4,0 gigawatts. Além disso, a empresa mantém uma robusta carteira de projetos em desenvolvimento, que cresceu 18%, chegando a 16,1 gigawatts, incluindo os 1,4 gigawatts recentemente adjudicados.
Metas para 2023
A Voltalia está comprometida em atingir as suas metas para o ano de 2023. A empresa já cumpriu o seu objetivo estabelecido para 2023 de ter 2,6 gigawatts de capacidade em funcionamento e em construção até ao final de 2022. Além disso, a empresa estabeleceu uma meta de EBITDA normalizado de aproximadamente 275 milhões de euros para o mesmo período.
Reafirmação das metas para 2027
A Voltalia também reafirmou as suas metas para o ano de 2027, destacando a sua visão de longo prazo para um futuro mais sustentável. A empresa visa alcançar mais de 5 gigawatts de capacidade em funcionamento e em construção, demonstrando a sua determinação em expandir ainda mais as suas operações de energia renovável. Além disso, a capacidade explorada por conta de terceiros será superior a 8 gigawatts, solidificando a posição da Voltalia como uma referência do setor.
Além disso, a Voltalia pretende evitar mais de 4 milhões de toneladas de CO2-equivalente, contribuindo significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a luta contra as mudanças climáticas.