Assinala-se, desde 2019, a 29 de setembro, o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar. Este dia, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o desperdício alimentar, pretende chamar a atenção tanto do setor público (autoridades nacionais ou locais) como do setor privado (empresas e indivíduos), para a necessidade de se implementar medidas e ações de redução do desperdício alimentar.
Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix, start-up francesa que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, refere que “Portugal ocupa o 4º lugar da UE dos países que mais comida desperdiça, com 184kg de alimentos desperdiçados por pessoa, por ano”, considerando, por isso, que “há muito trabalho a fazer e tem que ser um trabalho conjunto”.
Este ano, a Phenix assinala o dia com a primeira edição do Make it Sustainable – Food Waste, um evento totalmente dedicado ao combate do desperdício alimentar e ao papel ativo que cada um de nós desempenha na promoção da sustentabilidade na sua comunidade. Este será, ainda, o primeiro evento inteiramente sustentável e certificado em Portugal, pela Bureau Veritas.
Make It Sustainable: Food Waste Edition
Neste encontro, irão marcar presença empresas que têm vindo a priorizar, internamente, as temáticas de sustentabilidade, nomeadamente: Sonae, Coca-Cola, Danone, Planície Verde, Nicola, Zomato Portugal, Chanson, Pastilhas Gorilha e Penha, Gramas a Granel e Eurest. Estas empresas irão, para além de oferecer o seu produto a todos os presentes, apresentar novos projetos na área da sustentabilidade e desperdício alimentar e marcar presença em painéis de discussão. A RTP associa-se a este evento enquanto parceiro de comunicação; já a Bureau Veritas e a Escolha do Consumidor são apresentados como parceiros sustentáveis.
Make It Sustainable: Food Waste Edition contará com painéis de discussão, onde serão debatidos temas relacionados com as boas-práticas para combater o desperdício alimentar dentro de uma empresa, bem como a forma como os consumidores podem ser educados e sensibilizados para este assunto.
“Teremos connosco empresas que se comprometem, cada vez mais, a lutar contra este flagelo do o desperdício alimentar e isso só nos pode deixar orgulhosos. Os painéis de discussão vão permitir uma análise muito abrangente da problemática, passando pelas empresas, restauração e consumidor final, e serão completados pela apresentação de projetos inovadores e impactantes na área da sustentabilidade e desperdício alimentar”, desvenda Carlos Hipólito.
Este evento, que tem como objetivo colocar a sociedade a falar do tema do desperdício alimentar e não deixar que o mesmo seja colocado na gaveta, acontecerá das 9:30 às 15:00, na UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, e terá entrada gratuita (com inscrição obrigatória aqui). No fim do mesmo, a Phenix Portugal irá doar todo o excedente alimentar que foi causado durante o evento à Refood Portugal.